57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

REAÇÕES ADVERSAS E ALTERAÇÕES LABORATORIAIS AO TRATAMENTO COM BENZNIDAZOL EM PACIENTES COM DOENÇA DE CHAGAS CRÔNICA

Introdução

A doença de Chagas (DC) ainda hoje representa um grave problema de saúde pública na Amárica Latina. Apesar do seu amplo uso, poucas informações estão disponíveis sobre sua toxicidade e mecanismos.

Objetivo(s)

Identificar e classificar as reações adversas (RAM) clínicas e laboratoriais ocasionadas pelo uso do BNZ com relação à sua causalidade e gravidade.

Material e Métodos

Estudo de coorte prospectivo de pacientes em tratamento com BNZ. O acompanhamento do tratamento incluiu consultas farmacêuticas e análises biológicas (Hemograma, Testes de função hepática e renal) antes, durante e após tratamento. As RAM foram classificadas quanto à causalidade e gravidade, validadas pelo Centro de Farmacovigilância do Ceará de acordo com metodologia da Organização Mundial de Saúde.

Resultados e Conclusão

Participaram do estudo 40 pacientes com DC crônica. Observou-se alta prevalência de RAM com um total de 161, destas 104 (64,6%) foram classificadas como possíveis e 57 (35,4%) como prováveis. A maioria das reações foi classificada em moderadas e leves. Dos 40 pacientes, 9 (22,5%) suspenderam o tratamento. As RAM associadas à interrupção e intervenções foram as que afetaram o sistema dermatológico; sistema nervoso central e periférico e órgãos do sentido como a ageusia. Observou-se leves alterações hematológicas e bioquímicas como neutrofilia, por aumento de segmentados e linfopenia, após 30 dias de tratamento.
Muitos pacientes foram capazes de completar o tratamento com BNZ mesmo com RAM, benefício este obtido devido á estratégia de acompanhamento com intervenções de tratamento sintomático juntamente com aconselhamento, visando a segurança do paciente.

Palavras-chave

Benznidazol. Efeitos colaterais e Reações adversas relacionados a medicamentos. Exames e Diagnósticos laboratoriais.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Alanna Carla da Costa Belmino, José Igor de Oliveira Jacó, José Damião da Silva Filho, Eduardo Arrais Rocha, Emanuela Kelly Silva de Sousa, Francisca Mylena Melgaço Nunes, Julieth Mesquita Lacerda, Karen Evelyne Albano Costa, Francisco Aucélio Alves Marinho Júnior, Maria de Fátima Oliveira