57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

INQUÉRITO SOROLÓGICO PARA DETECÇÃO DE ANTICORPOS CONTRA SARS-CoV-2 EM ADOLESCENTES PIAUIENSES

Introdução

Estudos para avaliar a soroprevalência de anticorpos contra o SARS-CoV-2 são fundamentais para estimar a exposição prévia principalmente em pessoas que apresentaram infecção assintomática ou que não foram testadas previamente. Apesar da ocorrência dos sintomas, e no público de adolescentes e jovens que são mais vulneráveis ao se expor aos riscos de contaminação pelo SARS-CoV-2 que possui como característica a alta capacidade de transmissão e de infecção.

Objetivo(s)

Avaliar a detecção de anticorpos IGG para SARS-CoV-2 em adolescentes e jovens Piauiense.

Material e Métodos

Os sujeitos da pesquisa foram 198 adolescentes e jovens com idade entre 15 a 21 anos, de ambos os sexos, de duas escolas técnicas vinculadas a Universidade Federal do Piauí, localizadas nos municípios de Teresina e Floriano. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e assinatura dos Termos de Consentimento e Assentimento, distribuído aos adolescentes em sala de aula, após um breve convite verbal para participar do estudo. E lá havia uma equipe preparada para realizar a conferência dos termos, recebimento dos questionários preenchidos e a realização da coleta de sangue por punção digital para ser absorvido no papel filtro. Este material passa por um processo de diluição para que o sangue fixado seja retirado do papel de filtro sendo, então, submetido ao método de ELISA para fazer a detecção qualitativa de anticorpos IGG para COVID-19.

Resultados e Conclusão

Do total de (198) entrevistados, 59,6% é do sexo feminino. Em relação à idade, 61,6% está na faixa etária de 15 a 17 anos e 38,4% acima de 18 anos. Quando questionado se alguém da família foi positivo para COVID-19, 66,2% referiram que sim, 27,8% refiram que não e 6,1% referiram não saber. Quando questionado se havia tido contato com alguém infectado pelo novo coronavírus, 38,9% responderam que sim, 43,9% responderam que não e 17,2% não souberam dizer. Questionado se havia tomado a vacina para COVID-19: 96% responderam que sim, 2% responderam que não e 2% não souberam dizer. Do total, houve apensa um caso Não Reagente a detecção qualitativa para anticorpo IGG anti-SARS-COV-2 e este informa no questionário ter tomado duas doses da vacina CORONAVAC. Os resultados dos testes foram entregue aos voluntários e feito as orientações essenciais para bloqueio e circulação do vírus: completar o esquema vacinal, uso de máscara e higienização das mãos; mostrando que este público de adolescentes e jovens estão adequos as medidas sanitárias da covid 19.

Palavras-chave

Adolescência; COVID 19; Inquérito.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

RANIELA BORGES SINIMBU, LIVIA MELO VILLAR, JOÃO PAULO da SILVA SAMPAIO, LUCAS LIMA da SILVA, PAULO SÉRGIO FONSECA de SOUSA, GISELLE PRADO do NASCIMENTO, THAÍS PINHEIRO da COSTA, BIANCA de ALMEIDA MACEDO, PEDRINA MORGANA de ALMEIDA MORENO, FRANCIANE CARVALHO SANTOS