Dados do Trabalho
Título
Investigação de surto de Malária na Localidade Mocajatuba - Oeiras do Pará - PA, no período de janeiro a abril de 2021
Introdução
Considerando as características geográficas, demográficas e socioeconômicas do município de Oeiras do Pará, que apresentam fatores condicionantes à transmissão de malária, como a vulnerabilidade da população local e a receptividade ao vetor, se faz necessária vigilância constante, com manutenção de postos e equipes, principalmente em áreas limítrofes, para resposta eficaz no diagnóstico, tratamento e controle de casos de malária.
Objetivo(s)
Objetivo geral: Descrever o perfil epidemiológico dos casos de malária envolvidos no surto ocorrido na Localidade Mocajatuba, em Oeiras do Pará/PA, no período de janeiro a abril de 2021.
Material e Métodos
Foi realizado estudo observacional descritivo com dados da vigilância da malária, em Oeiras do Pará, no período de janeiro a abril de 2021, disponíveis no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Malária, instrumentos de registro e controle e relatórios das ações desenvolvidas.
Resultados e Conclusão
Em janeiro de 2021, foram notificados 28 casos novos autóctones de malária por P. vivax no município de Oeiras do Pará, correspondendo a redução de 83% quando comparado a janeiro de 2020, que registrou 167 casos. No entanto, quando analisada a ocorrência de casos por semana epidemiológica (SE), observou-se aumento de 0 casos na SE 01 para 14 casos na SE 03, que ao ser investigado indicou a ocorrência de surto na localidade de Mocajatuba, responsável por 53% dos casos autóctones registrados naquele mês. Para o controle do surto, foram realizadas ações de investigação, intensificação de detecção ativa, tratamento supervisionado, controle de lâminas de verificação de cura e instalação de Mosquiteiros Impregnados com Inseticidas de Longa Duração, conforme diretrizes do Programa Nacional de Controle da Malária. Ao todo, no período de janeiro a abril, foram realizados 357 exames nas localidades limítrofes Mocajatuba - Oeiras do Pará – PA e Rio Mocajatuba - Bagre - PA, dos quais 51 positivaram para P. Vivax, com predominância de casos no sexo masculino e menores que 20 anos, sendo 11 possíveis recaídas. Não foram registrados casos graves ou óbitos.
Após a detecção de surto, a equipe municipal de vigilância da malária conseguiu realizar investigação e desenvolver ações de controle de casos em ambas localidades e municípios afetados. O controle dos casos se deu dois meses após início das ações, com redução de 90% dos casos novos em março e interrupção do ciclo de transmissão local após identificação e correção de caso de abandono ao tratamento.
Palavras-chave
malária, surto, investigação.
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Aline Maria Souza da Silva, Joerley Oliveira de Santana, Mônica Leal da Costa, Paoola Cristina Bezerra Vieira, Eliandra Castro de Oliveira, Anderson Coutinho da Silva, Marcela Lima Dourado, Lairton Souza Borja