57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Produção e padronização de protótipo de Ensaio Imunoenzimático-ELISA para o diagnóstico da leishmaniose tegumentar americana com antígeno solúvel de L.(V.)braziliensis

Introdução

O Ensaio Imunoenzimático-ELISA constitui método diagnóstico sorológico de fácil execução, baixo custo e muito utilizado na rotina diagnóstica de diversos agravos. No entanto, não existe na Rede Pública de Saúde, até o momento, um método sorológico eficaz, em relação aos aspectos de acessibilidade, custo e desempenho, para o diagnóstico da leishmaniose tegumentar americana-LTA capaz de substituir as técnicas parasitológicas e moleculares utilizadas atualmente.

Objetivo(s)

Padronizar, registrar e produzir um protótipo de kit para o diagnóstico sorológico da leishmaniose tegumentar americana, pelo método de ELISA.

Material e Métodos

O antígeno bruto foi produzido a partir de formas promastigotas de L.(V.) braziliensis de acordo com protocolo padronizado no LaPClinVigiLeish. Em seguida, os antígenos produzidos foram encaminhados para Bio-Manguinhos/LATED onde os mesmos passaram por avaliação, adaptação à plataforma de produção, adequação aos insumos e soluções e posteriormente avaliação de desempenho com um painel de amostras caracterizado. Para avaliação do protótipo foram utilizadas até o momento 58 amostras de pacientes confirmados para LTA por algum método parasitológico (exame direto, cultura) ou histopatológico e 103 pacientes sabidamente negativos de doadores de banco de sangue. O cut off foi estabelecido através de curva ROC e os resultados preliminares demonstraram uma sensibilidade de 93,10% (95%IC 0,83-0,98) e especificidade de 94,44% (95%IC 0,88-0,97). O trabalho ainda está em andamento e as próximas etapas serão uma testagem com “n” maior de amostras e validação com amostras clinicas para outras doenças.

Resultados e Conclusão

O ELISA se apresenta como uma boa opção diagnóstica para LTA, principalmente por ser de fácil descentralização e exigir coleta de amostra menos invasiva quando comparado com as técnicas vigentes. É sabido que a padronização de um teste sorológico para LTA é um desafio pois é uma doença que induz baixa produção de anticorpos nos pacientes acometidos. No entanto, nossos resultados são promissores e poderão contribuir para a produção futura de kits diagnósticos para LTA.

Palavras-chave

Leishmaniose tegumentar americana; diagnóstico; ELISA

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

Ana Paula Teixeira Barroso Freitas, Eliame Mouta-Confort, Rafaela Lopes Diniz, Edmilson Domingos da Silva, Keila Gisele Azevedo F. dos Santos, Aline Fagundes da Silva, Luciana de Freitas Campos Miranda, Thais Ciarlini Novello, Elizabeth Cristina Araujo Ferreira da Silva, Maria Inês Fernandes Pimentel, Andreza Pain Marcelino