57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DE Ae. aegypti E INFECÇÃO DE MOSQUITOS POR DENV-2 e ZIKV NO CAMPUS PAMPULHA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)

Introdução

O monitoramento de adultos de Aedes aegypti é um componente importante da vigilância epidemiológica e, recentemente, a distribuição espaço-temporal de populações de vetores tem sido relevante para direcionamento de práticas de controle vetorial.
Desde 2005, a presença de Aedes aegypti e transmissão de arborivoses tem sido observada no Campus Pampulha da UFMG. Em 2018, o programa de monitoramento de vetores por meio da instalação de 197 armadilhas Gravid Aedes Trap (GAT) foi implantado neste campus, no qual os mosquitos coletados foram submetidos a testes moleculares (PCR) para a detecção de arbovírus (DENV, ZIKV e CHICKV).

Objetivo(s)

Utilizando a base os dados dos resultados do monitoramento de 2018-2020, foi feita a descrição especial da distribuição de Ae. aegypti e de mosquitos infectados com arbovírus.

Material e Métodos

Os pontos georreferenciados da localização de cada armadilha GAT e seus respectivos dados de coleta entomológica e detecção de arbovírus serviram de base para análise de densidade Kernel (raio de 250 metros de cada GAT) através do software ArcGIS

Resultados e Conclusão

A distribuição dos 22.467 Ae. aegypti capturados demonstrou que determinadas edificações apresentaram maior concentração de populações do vetor, tais como a Escola de Veterinária (EV), Escola de Belas Artes (EBA) e o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), com 900, 550 e 250 mosquitos capturados, respectivamente. A presença de DENV-2 no Campus da UFMG foi detectada somente no ano de 2019, o ICB foi o edifício com maior coleta de mosquitos possivelmente infectados e não houve detecção de mosquitos infectados por DENV-2 em 40% dos edifícios do Campus. Já ZIKV foi detectado em todos os anos avaliados, os mosquitos possivelmente infectados por ZIKV apresentaram distribuição mais difusa com os pontos de maior concentração ocorrendo em duas áreas edificadas (EV e Reitoria), a detecção de mosquitos infectados por ZIKV ocorreu em 97% dos edifícios do Campus.Portanto, foi possível identificar as regiões que apresentem concentrações simultâneas para Ae. aegypti e arbovírus. O ICB registrou concentrações de Ae. aegypti e detecção de mosquitos possivelmente infectados por DENV-2, a EV apresentou concentração de Ae. aegypti associada a detecção de ZIKV. Outros edifícios registraram concentração apenas de Ae. aegypti, como a EBA.

Palavras-chave

Ae. aegypti, DENV-2, ZIKV, distribuição espacial, vetores, arbovírus

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

Agustin Gavilanes, Hilcielly Antunes Silva, Hans Muller Silva, Elis Batista , Fabrício Thomaz Ker, Álvaro Eiras