57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

EXPRESSÃO IN SITU DAS CITOCINAS TNF-α E TGF-β NAS DIFERENTES FORMAS CLINICAS DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA CAUSADAS POR Leishmania (V.) braziliensis E Leishmania (L.) amazonensis

Introdução

Leishmania (V.) braziliensis e Leishmania (L.) amazonensis são reconhecidas como os principais agentes patogênicos da Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) no Brasil, causando as formas mais graves da doença. No entanto, já demonstramos uma dicotomia entre essas Leishmania sp. com a resposta imune de células T humanas; L. (V.) braziliensis conduz a infecção da leishmaniose cutânea
localizada (LCL), uma forma moderada de hipersensibilidade de células T, em direção à leishmaniose mucocutânea (LCM) no polo de hipersensibilidade das células T, L. (L.) amazonensis conduz a infecção para a leishmaniose cutânea anérgica difusa (LCAD) no polo de hiposensibilidade de células T.

Objetivo(s)

Este trabalho teve como objetivo avaliar in situ a expressão das citocinas TNF-α e TGF-β nas diferentes formas clinicas da Leishmaniose Tegumentar Americana.

Material e Métodos

Foram selecionadas biopsias de lesão de pele e mucosa de 20 pacientes: a) 5 casos de LCL por L. (V.) braziliensis, 5 casos de LCL por L. (L.) amazonensis; b) 5 casos de LCM por L. (V.) braziliensis e 5 casos de LCAD por L. (L.) amazonensis. As amostras foram processadas para análise de células imunomarcadas por imunohistoquímica usando os anticorpos TNF-α (52B83 ab1793) e TGF-β (SC-146). Foi utilizado um sistema de análise de imagem (Axioskop 2 plus Zeiss) para quantificar a reatividade das células entre 5 a 8 campos no corte histológico. A análise estatística foi aplicada usando o programa Biostat 5.0, com os testes Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, valores de p < 0,05 foram considerados significantes.

Resultados e Conclusão

Os resultados mostraram uma progressão oposta entre as densidades celulares de TNF-α+ e TGF-β+; enquanto a densidade de células TNF-α+ mostrou uma expressão aumentada do polo de hiposensibilidade de células T (LCAD) para o de hipersensibilidade de células T (LCM): LCAD=254células/mm2→LCL/L.a=257cels/mm2→LCL/b=999cels/mm2→LCM=1474cels/mm2 (p<0,05), a densidade celular de TGF-β+ mostrou uma expressão aumentada do polo de hipersensibilidade de células T (LCM) para o hiposensibilidade de célula T (LCAD):LCM=890células/mm2→LCL/L.b=1101células/mm2→LCL/L.a=1405células/mm2→LCAD=1633células/mm2 (p<0,05). Os achados evidenciam o papel da L. (V.) braziliensis e L. (L.) amazonensis na condução do efeito modulador das citocinas inflamatórias (TNF-α) e anti-inflamatória (TGF-β) na resposta imune celular da LTA.

Palavras-chave

TNF-α, TGF-β, Leishmania (V.) braziliensis e Leishmania (L.) amazonensis

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

Elaine Ferreira dos Santos, Thais Gouvea de Morais, Alfredo Alves, Claudia Gomes, Fernando Silveira, Marliane Campos