Dados do Trabalho
Título
Inquérito sorológico entre servidores de uma instituição de ensino superior: um estudo preliminar sobre a transmissão de COVID-19 e a retomada das atividades presenciais
Introdução
A pandemia ocasionada por COVID-19 impactou diretamente diversas áreas da sociedade, incluindo a Educação. Floriano, Piauí é considerada um pólo de educação e de saúde na região sul do estado e neste contexto, as atividades no âmbito do ensino superior foram temporariamente paralisadas. A Universidade Federal do Piauí teve as atividades presenciais suspensas em março de 2020 e a sua retomada ocorreu somente em junho de 2022, concomitante com avanço da cobertura vacinal no município.
Objetivo(s)
Conhecer a prevalência da infecção por SARS-CoV-2 no espaço acadêmico através de um inquérito sorológico.
Material e Métodos
Foram incluídos no estudo, 42 servidores do Campus Amílcar Ferreira Sobral/Universidade Federal do Piauí, todos em atividade presencial comprovada na instituição, de ambos os sexos, sem distinção de faixa etária e sem diagnóstico ativo ou sintomatologia aparente de COVID-19. O teste deu-se pela coleta de sangue periférico a partir da punção digital, utilizando-se o método imunocromatográfico de fluxo lateral da marca LabTest®, comumente denominado “teste rápido”. A pesquisa ocorreu sob autorização do Comitê de Ética em Pesquisa C.A.E nº 47754721.2.0000.5660.
Resultados e Conclusão
Através desta pesquisa, foi possível realizar a detecção qualitativa de anticorpos IgM e IgG contra o vírus SARS-COV-2, sintetizados na fase aguda e tardia da infecção, respectivamente. Dentre os 42 servidores testados, 28,57% (n=12) são docentes, 26,19% (n=11) são servidores técnicos e 45,23% (n=19) são servidores terceirizados. Nenhum dos sujeitos participantes da pesquisa testou positivo para o anticorpo IgM, no entanto, foram detectados anticorpos IgG em aproximadamente 52,4% dos testados. Embora haja limitações quanto ao sistema de detecção empregado, a exemplo, a possibilidade de decaimento dos títulos dos anticorpos, o estudo indica, a importância da manutenção das medidas sanitárias em vigor, para garantir mais segurança quanto à retomada presencial das atividades acadêmicas. Ao término do primeiro período letivo, com a segunda etapa deste inquérito, será possível avaliar os impactos da transmissão de SARS-COV-2 no ambiente acadêmico.
Palavras-chave
SARS-COV-2; Testagem sorológica; Atividades Presenciais; Ensino Superior.
Área
Eixo 09 | COVID-19
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Ana Clara de Sousa Leal, Adriene da Fonseca Rocha, Diogo Brunno e Silva Barbosa, Maria Regiane Araújo Soares