57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Avaliação das sequelas de longo prazo nos acidentes por serpentes do gênero bothrops em crianças em um hospital de referência no amazonas

Introdução

Os acidentes por animais peçonhentos são caracterizados por sua morbidade e mortalidade em todo mundo. Apesar da evidente seriedade do acidente por Bothrops e da frequente ocorrência em crianças, pouco se avalia sobre a clínica desses envenenamentos e as diferenças deles em comparação aos adultos.

Objetivo(s)

Esta pesquisa levantou dados epidemiológicos e clínicos dos acidentes por serpentes do gênero Bothrops em crianças do Amazonas e correlacionou com o tempo decorrido entre o acidente e o início do atendimento médico.

Material e Métodos

A amostra foi constituída por 15 crianças atendidas no setor de Pronto Atendimento e Dermatologia entre os anos de 2010 a 2015. A coleta de dados foi dividida em duas fases. A 1α fase foi realizada por meio de prontuários médicos do sistema Idoctor, onde através de um questionário desenvolvido pelo próprio pesquisador coletou-se as variáveis sociodemográficas e clínicas: idade, sexo, local do acidente (zona rural ou urbana), número de telefone, região anatômica atingida, sequelas imediatas do acidente, quantidade de ampolas utilizadas, tempo decorrido entre o acidente e o atendimento. A 2α fase da coleta consistiu em entrevistar os participantes por meio de um telefonema celular para coletar através de relato verbal possíveis sequelas tardias do acidente.

Resultados e Conclusão

As sequelas imediatas encontradas foram eritema, sangramento, edema e dor. As sequelas tardias encontradas foram diminuição da força muscular no membro afetado, deambulação prejudicada ou desenvolveram marcha alterada no membro afetado. Pacientes que tiveram atendimento médico antes das 6 horas tiveram uma taxa de 14,27% de sequelas de longo prazo, enquanto que pacientes que tiveram atendimento médico depois das 6 horas tiveram uma taxa de 85,71% sequelas de longo prazo. Conclusão: O acesso rápido ao início do atendimento médico logo após o acidente ocorrer é de extrema importância, garantido assim segundo os dados encontrados uma taxa de 85,71% de chance de não desenvolver sequelas tardias caso sofra um acidente ofídico por serpente do gênero Bothrops.

Palavras-chave

Acidente Ofídico; Veneno de Bothrops; Saúde das Crianças.

Área

Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos

Autores

Beatriz Alcântara Rodrigues, Talyson Aparicio Gomes, João Paulo Alves Araújo, Felipe Queiroz Araújo, Gabriela Salini Ribeiro, Dessana Francis Chehuan Melo, Érica Silva Carvalho, Mena Bianca Ferreira Paiva, Felipe Leão Gomes Murta, Jacqueline Almeida Gonçalves Sachett, Wuelton Marcelo Monteiro