Dados do Trabalho
Título
PERFIL DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES POR MENINGITE INFECCIOSA NO ESTADO DO PARÁ NO PERÍODO DE 2015 A 2021
Introdução
A meningite é uma inflamação das meninges (membranas que envolvem o sistema nervoso central), causada principalmente por bactérias e vírus. Algumas infecções podem ser contagiosas e transmissíveis, como a meningite meningocócica. Pessoas de qualquer idade podem contrair a doença, sendo as crianças as mais atingidas em escala global. No Pará, as diferentes possibilidades de agentes infecciosos acarretam em variações nos perfis de casos de pessoas internadas por essa doença.
Objetivo(s)
Esse estudo tem como objetivo analisar o perfil clínico dos casos de meningite infecciosa que evoluíram para internações hospitalares, no estado do Pará, no período de 2015 a 2021.
Material e Métodos
Foi realizado um estudo retrospectivo de caráter quantitativo no banco de dados disponíveis na plataforma DATASUS, buscando pacientes internados por meningites infecciosas no período de 2015 a 2021 no estado do Pará. Posteriormente foram aplicados testes estatísticos utilizando as variáveis município, ano de atendimento, faixa etária, sexo e etnia, traçando seu perfil.
Resultados e Conclusão
O Estado do Pará apresentou um total de 1801 de internações, tendo Belém com os maiores índices, totalizando 1030 casos. No que se refere a faixa etária, menores de 1 ano evidenciaram 245 casos (148 apenas em Belém); 627 casos na faixa etária de 1 a 14 anos; 645 na faixa de 15 a 39 anos, 258 casos na faixa de 40 a 69 anos e 26 casos na faixa a partir de 70 anos. Na variável sexo, é possível observar que o sexo feminino evidenciou um total de 804 casos de internações, enquanto no sexo masculino exibiram-se 997 casos, destacando-se o município de Belém. Na variável etnia, a cor parda apresentou um total de 1.323 internações, enquanto as cores amarela, branca, preta e indígena exibiram 23, 17, 7 e 7 casos respectivamente no período analisado. A meningite é uma condição infecciosa de origem multifatorial, o que a torna um importante indicativo na Saúde Pública. Neste trabalho foi concluído que a doença é prevalente no Estado do Pará, principalmente na cidade de Belém, com números expressivos de internações em comparação ao restante do Estado, principalmente na faixa etária de 15 a 39 anos, no sexo feminino e em pessoas da cor parda. Tais dados têm relevância em adição a outros projetos de pesquisa e no Planejamento de Políticas Públicas no âmbito social, visto que a doença enquadrada-se no Calendário Básico de Imunização Brasileira desde o ano de 2011.
Palavras-chave
Meningite; Internação; Epidemiologia
Área
Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
JOAO GABRIEL DA COSTA RAMOS, LAIANE PINHEIRO DE SOUSA, ANA CAROLINA ARAUJO RAMOS, ISRAEL OSVALDO LIMA DE MELO, JOAO HENRIQUE LIMA BITTENCOURT, MATHEUS LUCAS MEIRELES FRANKLIM, ALDRIN RODRIGO PRESTES CHAGAS, BERNARDO FREIRE DA SILVA ARRUDA, FERNANDA OLIVEIRA DE OLIVEIRA, CLEA NAZARE CARNEIRO BICHARA