57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA TUBERCULOSE EXTRAPULMONAR NA REGIÃO NORTE NO PERÍODO DE 2015 A 2021

Introdução

A Tuberculose extrapulmonar (TBEP) é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis e geralmente resulta da disseminação hematogênica. O diagnóstico é na maioria das vezes por baciloscopia e cultura e, por testes rápidos de diagnóstico molecular. O tratamento é feito com múltiplos agentes antimicrobianos, administrados por pelo menos 6 meses.

Objetivo(s)

Analisar dados epidemiológicos referentes ao número de casos de TB extrapulmonar nos estados que constituem a Região Norte do Brasil, entre o período de 2015 a 2021.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo transversal de caráter analítico e descritivo sobre os aspectos epidemiológicos da tuberculose extrapulmonar na região Norte no período de 2015 a 2021. Será realizado um estudo transversal em pesquisa onde serão analisados dados quantitativos sobre tuberculose extrapulmonar de 2015 a 2021, com o objetivo de identificar e quantificar o número de indivíduos com tuberculose extrapulmonar nesse período. A pesquisa foi realizada através do banco de dados TABNET/DATASUS.

Resultados e Conclusão

Resultados : No período analisado foram diagnosticados 7.422 novos casos de tuberculose extra pulmonar na região Norte. Observou-se que a maior incidência de novos casos diagnosticados foi no ano de 2018, totalizando 1119 casos. A minoria dos casos até o momento foram diagnosticados no ano de 2021, totalizando 893 casos até o presente momento. Desses casos, a maioria está concentrada na faixa etária dos 29-39 anos (46,6%), acometendo mais pessoas pardas (74,3%) e do sexo masculino (62,7%). Dos casos notificados, a maioria não era PVHA (74,4%).
Conclusão: Torna-se evidente, portanto, que os dados obtidos indicam um índice relevante de casos de Tuberculose extrapulmonar na região Norte do país, especialmente a partir de 2018. Apesar da maior correlação entre PVHA e a forma extrapulmonar da doença, a maioria das pessoas não possuía diagnóstico de infecção pelo HIV ou diagnóstico de aids. Dessa forma, nota-se que o levantamento do perfil epidemiológico é fundamental para a promoção de políticas públicas de prevenção e de tratamento de TB.

Palavras-chave

Tuberculose; Epidemiologia; Norte; Extrapulmonar

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

Leonardo Almeida Paiva , Amanda Sophia Carvalho Miranda , Alan Souza Da Luz, João Victor Teixeira Colares , Jessica Sabrina Feitosa Araújo , Matheus Lucas Meireles Franklin , Aldrin Rodrigo Prestes Chagas , Bernardo Silva Arruda , Fernanda Oliveira De Oliveira , Cléa Carneiro Bichara