57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Ações educativas sobre as leishmanioses para profissionais de saúde e professores no município de Baldim, Minas Gerais.

Introdução

O Manual de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral do Ministério da Saúde preconiza que as atividades de educação em saúde sejam inseridas em todos os serviços que desenvolvem ações de controle da LV. No entanto, pouca atenção é dada às ações contínuas de educação que deveriam ser incluídas de forma permanente e interativa nos espaços de ensino, serviços de saúde e comunidades.

Objetivo(s)

O estudo teve como objetivo realizar uma abordagem educativa de formação de trabalhadores da saúde e educação, sobre as leishmanioses em Baldim, MG, no período entre outubro/2020 a novembro/2021.

Material e Métodos

O público-alvo foram professores de ciências e biologia da rede estadual, agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. A pesquisa ocorreu em três etapas, realização de um pré-questionário, etapa de formação (subdividido em 4 atividades) e aplicação dos questionários pós-formação. As respostas às perguntas específicas dos questionários foram comparadas no início e no fim do trabalho. No encontro de mapas conceituais, os temas relacionados às leishmanioses foram apresentados em forma de diagramas. Para a aula prática, levamos lupas, formas imaturas e adultos da colônia do laboratório TFL/IRR. No terceiro encontro, foi feita a análise de materiais educativos retirados da internet (11 panfletos e 2 livros do ensino fundamental do 7º ano além da Norma da BNCC).

Resultados e Conclusão

Na atividade de “storytelling”, os grupos fizeram áudios/vídeos sobre os temas. Houve um aumento de 21% das respostas corretas, comparando o pré e o pós questionário, indicando que as intervenções geraram resultado positivo. Na atividade de mapas, o público alvo interagiu, e suas experiências práticas contribuíram para a fundamentação teórica do conteúdo. Na aula prática, o entendimento acerca da biologia e prevenção dos flebotomíneos no ambiente foi consolidado, através dos relatos das experiências. A análise dos materiais didáticos foi feita de forma crítica, trazendo conceitos aprendidos nas etapas anteriores. A apresentação de parte dos elementos essenciais nos áudios/vídeos demonstrou que o conteúdo abordado nos encontros foi absorvido. Os resultados do trabalho foram apresentados ao final ao público-alvo. A investigação dos saberes do público abordado na pesquisa acerca da doença, e o investimento em sua formação contínua poderão fornecer subsídios para a implementação de ações mais efetivas de prevenção à doença, englobando as comunidades adjacentes.

Palavras-chave

Educação e saúde, formação, agentes de saúde, professores

Área

Eixo 14 | Outros

Autores

ANA CAROLINA OLIVEIRA COSTA, ERIKA MONTEIRO MICHALSKY, EDELBERTO SANTOS DIAS, ANA LUIZA EVANGELISTA DE CARVALHO DINIZ, DÂMARIS SARITA DE MARCOS NEVES, CAROLINE ALONSO, JANETE GONÇALVES EVANGELISTA, CLAUDIA GERSEN ALVARENGA, FABIANA OLIVEIRA LARA E SILVA, MARCELO Augusto Oliveira e Santos