Dados do Trabalho
Título
Implementação da Saúde Única em Minas Gerais (MG), Brasil
Objetivos(s)
Implementar a vigilância de zoonoses e agravos sob a ótica da saúde única em MG, com atividades Inter setoriais e educação continuada de MV e da população.
Relato do Caso
Criada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMVMG) em agosto de 2021, a Comissão de Saúde Única e de Medicina Veterinária do Coletivo conta com médicos veterinários (MV) de diferentes áreas de atuação: academia, saúde pública, proteção animal, medicina veterinária do coletivo, meio ambiente, clínica e Ministério Público de MG (MPMG). Diferentes demandas e saberes interdisciplinares fomentaram as propostas de intervenção sob a ótica da saúde única. Foram realizados e apoiados os eventos: i. Webinar sobre Tratamento e Vacinação de Leishmaniose Visceral (LV) Canina, ii. Reuniões com município de Sete Lagoas sobre controle de LV; iii. Webinar sobre o SISGEO; iv Projeto Enfrentamento da raiva em MG: realização de “live” com vereadora de Belo Horizonte; matéria jornalística na Rede Minas de Televisão e inquérito/divulgação sobre o tema em clínicas veterinárias. Atualizações EAD gravadas e disponibilizadas no site do CRMV MG (https://newsite.crmvmg.gov.br/): i.vigilância da esporototricose zoonótica para MV, estudantes e proteção animal em parcerias com faculdades de medicina veterinária; e para trabalhadores da saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde com três capacitações EAD, uma por semestre, para regionais e municípios de MG; ii. acumulação de animais para diferentes públicos. Produção de material técnico científico: i. Revisão bibliográfica sobre Esporotricose Zoonótica, publicado na Revista do CRMVMG, ii . Guias publicados em parceria com o MPMG: Manejo de população de cães e gatos; Enfrentamento da Esporotricose Zoonótica, Acumuladores de animais, Vigilância da LV. Material educativo/informativo: i. educação em saúde de populações indígenas junto ao CFMV e ao Ministério da Saúde, ii. divulgação, por mídias sociais, sobre agressão por animais potencialmente transmissores da raiva, prevenção da raiva e da esporotricose para MV e população em geral.
Conclusão
A iniciativa de uma autarquia possibilitou a união de diferentes setores públicos e privados, com objetivos comuns, realizando atividades imprescindíveis para o enfrentamento de zoonoses com atualização de profissionais, protetores e população em geral, assim como produção técnico científica e orientação para implementação de medidas de vigilância pelos serviços de controle de zoonoses.
Saúde Única, Zoonoses, Vigilância em Saúde Pública
Área
Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Maria Helena Franco Morais, Danielle Ferreira de Magalhães Soares, David Soeiro Barbosa, Gustavo de Morais Donancio Rodrigues Xaulim, José Honorato Begalli, Cláudio Yudi Kanayama, Marcelo Teixeira Paiva, Ana Liz Bastos, José Renato de Resende Costa, Camila Stefanie Fonseca de Oliveira