57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Detecção de SARS-CoV-2 e Complexo M. tuberculosis em escarro: uma alternativa diagnóstica

Introdução

A tuberculose (TB) e a COVID-19 são doenças de emergência em saúde pública. As populações mais vulneráveis, como os privados de liberdade (PPL), vivendo em ambientes superlotados com saneamento e acesso à cuidados precários, apresentam maior risco de adoecimento por esses agravos. Nesta população, as medidas de contenção de quaisquer doenças tendem a ser mais difíceis de implementar e surtos de COVID-19 podem ocorrer, com o agravante da natureza assintomática de alguns casos. O risco de adoecimento de TB na PPL é 28 vezes maior que na população geral, e compartilha com a COVID-19 sintomas clínicos semelhantes como febre, tosse, dores musculares e fadiga, o que pode dificultar a discriminação entre as duas doenças. Nesse sentido, para se evitar sobrecarregar o sistema de saúde, é necessário melhorias na investigação desses agravos na PPL.

Objetivo(s)

Apresentar o diagnóstico molecular de ambas as doenças a partir de uma única amostra clínica – escarro, de indivíduos sintomáticos para TB ou Covid-19.

Material e Métodos

Estudo conduzido no Instituto Adolfo Lutz (IAL) - Santo André e IAL - Santos, recrutou 284 participantes pertencentes à PPL. Para a detecção do Complexo Mycobacterium tuberculosis (CMTB) foram utilizadas metodologias fenotípicas (cultura e identificação presuntiva) e molecular o GeneXpert MTB/RIF - Cepheid, USA, e para o SARS-CoV-2, o Xpert Xpress SARS-CoV-2 (Cepheid, USA).

Resultados e Conclusão

Quatorze amostras (4,9%) foram positivas para SARS-CoV-2, detectados por o Xpert Xpress SARS-CoV-2; 13 amostras (4,9%) foram positivas para o CMTB e 01 amostra (0,35%) apresentou a co-detecção SARS-CoV-2/CMTB. O escarro se mostrou como amostra clínica possível ao diagnóstico da COVID-19. Pesquisas, como esta, sobre novas metodologias ou alternativas diagnósticas são importantes para apoiar a identificação precoce de novos casos, otimizando o início dos tratamentos e interrompendo a cadeia de transmissão das doenças, neste caso, a tuberculose e a COVID-19.

Palavras-chave

COVID-19; tuberculose; RT-PCR.

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Autores

ANDREA GOBETTI COELHO BOMBONATTE, ANA CAROLINA CHIOU NASCIMENTO, LUCAS VENTURA DE SOUZA, THAYNA ROSA BISPO, AKEMI OSHIRO GUIRELLI, DANIELA RODRIGUES COLPAS, ITATIANA RODART, IVANA BARROS DE CAMPOS, MARIA CECILIA CERGOLE NOVELLA, ANDRÉIA MOREIRA DOS SANTOS CARMO