57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Estudo epidemiológico em área de leishmaniose tegumentar e visceral, município de Baldim, Minas Gerais. Aspectos entomológicos.

Introdução

As leishmanioses são enfermidades antropozoonóticas causadas por protozoários do gênero Leishmania e encontram-se em fase de franca expansão, apresentando grande relevância na saúde pública mundial. Com acentuada importância no programa de doenças negligenciadas do Ministério da Saúde. O município de Baldim está localizado na região metropolitana de Belo Horizonte e próximo de municípios endêmicos e áreas destinadas ao turismo, como a Serra do Cipó. Além disso, aspectos como: condições ambientais favoráveis, presença de vetores de leishmanioses, casos de LV canina, casos humanos de LT e notificação recente de LV, representam importantes fatores tanto para a manutenção das leishmanioses quanto para a expansão da doença.

Objetivo(s)

O estudo teve como objetivo realizar o levantamento da fauna flebotomínica e associar aos aspectos bioclimáticos, visando direcionar e aprimorar a escolha das ações de controle.

Material e Métodos

Para o levantamento entomológico foram escolhidos 10 bairros e residências do município. As capturas foram realizadas utilizando armadilhas luminosas HP instaladas no peri e intradomicílio, durante 12 meses (Agosto/2020 a Julho/2021). As variáveis climáticas (temperatura, pluviosidade pluviométrica e umidade relativa do ar) foram correlacionadas com a densidade populacional dos flebotomíneos capturados e analisadas estatisticamente.

Resultados e Conclusão

A fauna flebotomínica se apresentou bastante diversificada, sendo constituída de 12 espécies diferentes. A espécie predominante foi Lutzomyia longipalpis (31,44%), vetora de LV, seguida das espécies vetoras de LT, Nyssomyia whitmani (11,97%) e Nyssomyia intermedia (10,26%). A maioria dos flebotomíneos foram capturados no peridomicílio (71%) e quanto ao gênero, foi capturado um maior número de machos (61,33%). Por meio da correlação dos dados climatológicos foi possível observar que com o início das chuvas e aumento da umidade ocorreu um aumento no número de espécimens capturados e que a temperatura possui influência positiva na densidade populacional de flebotomíneos. Os resultados enfatizam a importância do conhecimento a respeito da situação epidemiológica das leishmanioses em Baldim, em relação aos vetores da doença e a interação destes com o meio ambiente. Estes resultados poderão contribuir para o fornecimento de subsídios para complementação de ações de controle e vigilância epidemiológica no município de Baldim e em outras áreas endêmicas da doença.

Palavras-chave

Flebotomíneos, Leishmanioses, Aspectos ambientais e Ecoepidemiologia.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

ANA CAROLINA OLIVEIRA COSTA, EDELBERTO SANTOS DIAS, DÂMARIS SARITA DE MARCOS NEVES, CAROLINE ALONSO, NATHALIA CRISTINA LIMA PEREIRA, FABIANA OLIVEIRA LARA E SILVA, LETICIA CAVALARI PINHEIRO, ERIKA MONTEIRO MICHALSKY