57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Estudo epidemiológico em área de leishmaniose tegumentar e visceral, município de Baldim, Minas Gerais. Aspectos entomológicos.

Introdução

As leishmanioses são enfermidades antropozoonóticas causadas por protozoários do gênero Leishmania e encontram-se em fase de franca expansão, apresentando grande relevância na saúde pública mundial. Com acentuada importância no programa de doenças negligenciadas do Ministério da Saúde. O município de Baldim está localizado na região metropolitana de Belo Horizonte e próximo de municípios endêmicos e áreas destinadas ao turismo, como a Serra do Cipó. Além disso, aspectos como: condições ambientais favoráveis, presença de vetores de leishmanioses, casos de LV canina, casos humanos de LT e notificação recente de LV, representam importantes fatores tanto para a manutenção das leishmanioses quanto para a expansão da doença.

Objetivo(s)

O estudo teve como objetivo realizar o levantamento da fauna flebotomínica e associar aos aspectos bioclimáticos, visando direcionar e aprimorar a escolha das ações de controle.

Material e Métodos

Para o levantamento entomológico foram escolhidos 10 bairros e residências do município. As capturas foram realizadas utilizando armadilhas luminosas HP instaladas no peri e intradomicílio, durante 12 meses (Agosto/2020 a Julho/2021). As variáveis climáticas (temperatura, pluviosidade pluviométrica e umidade relativa do ar) foram correlacionadas com a densidade populacional dos flebotomíneos capturados e analisadas estatisticamente.

Resultados e Conclusão

A fauna flebotomínica se apresentou bastante diversificada, sendo constituída de 12 espécies diferentes. A espécie predominante foi Lutzomyia longipalpis (31,44%), vetora de LV, seguida das espécies vetoras de LT, Nyssomyia whitmani (11,97%) e Nyssomyia intermedia (10,26%). A maioria dos flebotomíneos foram capturados no peridomicílio (71%) e quanto ao gênero, foi capturado um maior número de machos (61,33%). Por meio da correlação dos dados climatológicos foi possível observar que com o início das chuvas e aumento da umidade ocorreu um aumento no número de espécimens capturados e que a temperatura possui influência positiva na densidade populacional de flebotomíneos. Os resultados enfatizam a importância do conhecimento a respeito da situação epidemiológica das leishmanioses em Baldim, em relação aos vetores da doença e a interação destes com o meio ambiente. Estes resultados poderão contribuir para o fornecimento de subsídios para complementação de ações de controle e vigilância epidemiológica no município de Baldim e em outras áreas endêmicas da doença.

Palavras-chave

Flebotomíneos, Leishmanioses, Aspectos ambientais e Ecoepidemiologia.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

ANA CAROLINA OLIVEIRA COSTA, EDELBERTO SANTOS DIAS, DÂMARIS SARITA DE MARCOS NEVES, CAROLINE ALONSO, NATHALIA CRISTINA LIMA PEREIRA, FABIANA OLIVEIRA LARA E SILVA, LETICIA CAVALARI PINHEIRO, ERIKA MONTEIRO MICHALSKY