57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

A vigilância nacional de rumores e eventos relacionados à covid-19 no Brasil e no mundo: experiência do CIEVS

Introdução

A vigilância de rumores utiliza informações obtidas de fontes oficiais e não-oficiais (notícias, mídias sociais, etc.) para desencadear uma resposta rápida e eficiente a eventos que possam representar riscos à saúde, e é baseado no sistema de alerta precoce e resposta (EWAR) preconizado no Regulamento Sanitário Internacional (RSI).

Objetivo(s)

Descrever o perfil da detecção ativa de rumores do CIEVS Nacional durante a pandemia de covid-19 e avaliar quanto à oportunidade e veracidade.

Material e Métodos

Trata-se de estudo descritivo sobre os produtos da detecção de rumores do CIEVS Nacional. A detecção é realizada diariamente, utilizando-se diversas fontes de mídias e ferramentas, bem como Google News e Alertas, Epidemic Intelligence from Open Sources (EIOS/OMS), com registro das informações, avaliação de risco e verificação da veracidade, para desencadeamento das ações. As verificações nacionais são enviadas à rede CIEVS e às áreas técnicas do MS e as internacionais aos Pontos Focais do RSI.

Resultados e Conclusão

Da SE 01 de 2021 à SE 20 de 2022 foram detectados 3673 rumores relacionados à covid-19, dentre os quais 1681 de origem internacional e 1992 de origem nacional. Durante a pandemia, a ocorrência de rumores com tema covid-19 foi 49,6% maior que a de todos os outros agravos. Em relação aos rumores internacionais, foram emitidos 1.545 alertas e 136 solicitações de verificação, destes 42 (30,88%) foram verídicos, 01 (0,74%) falso e 93 (68,4%) sem resposta (SR). Quanto aos nacionais, foram emitidos 1.887 alertas e 104 solicitações de verificação, destes 44 (42,31%) foram verídicos, 6 (5,77%) falsos e 54(51,92%) SR. Dentre os rumores detectados, 48% foram relacionados a casos e óbitos, 33% relacionados à detecção de variantes e 19% relacionados à SRAG ou outros. Dentre os rumores analisados, 58% desencadearam ações ou respostas oportunas, destacando-se a detecção da VOC Ômicron (em 24/11/2021), registrado pelo CIEVS dois dias antes da classificação da OMS, e que motivou a ativação da sala de situação pela SVS, dias antes da detecção do primeiro caso no Brasil. A detecção oportuna de rumores de saúde pública pode ajudar a gestão em saúde a emitir respostas precoces às emergências e fornecer uma base científica para a comunicação eficaz de informações em futuras crises de saúde pública. O CIEVS Nacional realiza a rotina de detecção de forma estratégica, e o processo de verificação de rumores é essencial para que as informações sejam transpostas em ações.

Palavras-chave

Vigilância de rumores, covid-19, CIEVS, alerta precoce.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

João Lucas Mendonça Dilly Alves, Marco Aurélio de Azevedo, Rafaela Borges Curvelo, Pedro Henrique Presta Dias, Janaina Sallas