57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ASPECTOS ENTOMOLÓGICOS ENVOLVIDOS NA TRANSMISSÃO DAS LEISHMANIOSES NO MUNICÍPIO DE TEÓFILO OTONI, ESTADO DE MINAS GERAIS. RESULTADOS PRELIMINARES.

Introdução

As leishmanioses são um complexo de doenças tropicais de grande importância médico-veterinária, causadas por protozoários do gênero Leishmania e transmitidas pela picada de fêmeas de flebotomíneos. Inicialmente eram descritas como doenças de ambiente silvestre ou rural, e atualmente, veem sendo apontadas como doenças reemergentes, de incidência crescente e em franco processo de urbanização, principalmente nas cidades de grande e médio porte. Entre as parasitoses humanas, ocupam um lugar de destaque, quanto às suas importâncias médica e econômica e, por representar um grande problema de saúde pública.

Objetivo(s)

No município de Teófilo Otoni (MG), está sendo desenvolvido um estudo entomológico (levantamento da fauna flebotomínica local, detecção de infecção natural por Leishmania, correlação do número de flebotomíneos capturados e variáveis climáticas, associado aos aspectos ambientais, epidemiologia descritiva e atividades de educação em saúde), objetivando apontar as principais áreas de risco de transmissão e direcionar ações de controle a serem adotadas pelos órgãos competentes de saúde publica.

Material e Métodos

Para o levantamento entomológico foram escolhidos 10 bairros e residências do município, onde estão sendo instaladas mensalmente por 3 noites consecutivas, armadilhas luminosas HP no intra e peridomicílio (Maio/2021 a Abril/2023). Após triagem, os exemplares machos capturados estão sendo preparados, montados e identificados a nível específico de acordo com a classificação proposta por Galati, 2019 e as fêmeas estão sendo armazenadas em DMSO 6%, para posteriores estudos moleculares.

Resultados e Conclusão

Até o momento, foram capturados 122 flebotomíneos, sendo 58 machos e 64 fêmeas. Destes, 68 exemplares (56,5%) foram encontrados no intradomicílio e 54 (43,5%) no peridomicílio. A fauna flebotomínica de machos se apresentou diversificada, com a presença de 8 espécies: Evandromyia cortelezzii, Evandromyia lenti, Lutzomyia longipalpis, Nyssomyia intermedia, Nyssomyia whitmani, Pressatia choti e Psathyromyia pascalei. O grande número de flebotomíneos capturados no intradomicilio (56,5%), sugere a adaptação destes ao ambiente doméstico. Com os resultados obtidos no projeto, poderemos direcionar mais precisamente os locais para intensificações das ações de controle empregadas pelo serviço de saúde.

Palavras-chave

Leishmanioses, Flebotomíneos, Antropozoonose, Ecoepidemiologia e aspectos ambientais.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

CAROLINE ALONSO, ERIKA MONTEIRO MICHALSKY, ANA LUISA BARBOSA QUINTÃO COTTA, NATHALIA CRISTINA LIMA PEREIRA, MARLA OLIVEIRA D'ESQUIVEL, SAMUEL LEITE KELLER, AYESSA ROCHA SANTOS, GABRIELA CRISTINSA TORRES DALCOL, LUIZ GUSTAVO SALES JUSTO, VANESSA PAULINO DA CRUZ VIEIRA, EDELBERTO SANTOS DIAS