Dados do Trabalho
Título
LOOP-MEDIATED ISOTHERMAL AMPLIFICATION (LAMP) PARA LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA: PROTOCOLO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Introdução
Os métodos diagnósticos atuais para leishmaniose visceral canina (LVC) são limitados quanto aos parâmetros de acurácia, utilizam amostras invasivas e/ou necessitam de estrutura laboratorial complexa. Loop-mediated isothermal amplification (LAMP) é um método promissor, pois une alta acurácia diagnóstica molecular, praticidade para ser executado em áreas remotas e com amostras pouco invasivas.
Objetivo(s)
O objetivo deste trabalho foi registrar uma revisão sistemática (RS) na plataforma PROSPERO (P) sobre estudos prévios com LAMP para o diagnóstico da LVC.
Material e Métodos
A pergunta de pesquisa foi definida pelo acrônimo PICO e a equipe formada por três revisores, um especialista em RS e um bibliotecário, que definiram a estratégia de busca de acordo com as características das bases de dados. Os critérios de elegibilidade foram definidos para alcançar artigos que avaliem a capacidade do teste índice (LAMP) de detectar a doença quando comparados ao padrão-ouro (um único teste, uma combinação de testes, ou desfecho clínico do paciente). A coleta e análise de dados serão independentes por 2 revisores e as divergências esclarecidas por um terceiro. Serão pesquisados os bancos de dados: Web of Science, Pubmed; Google Scholar, Embase, Scopus, BVS, ARCA e Pergamum-UFF. Serão incluídos estudos de validação diagnóstica realizados entre 2000 a 2022, de qualquer país e idioma, que incluam cães de qualquer raça, idade, gênero, cães com LVC, suspeitos com outras enfermidades, cães saudáveis, e estudos que utilizem métodos parasitológicos ou por biologia molecular (padrão de referência) para diagnóstico. Os formulários de coleta de dados foram produzidos no Excel para descrições padronizadas dos dados. O protocolo seguiu o PRISMA-P 2015, que conta com 17 itens de verificação com três seções: informações administrativas, introdução e métodos.
Resultados e Conclusão
Até o momento não foi verificada RS que avalie a performance de LAMP para LVC, considerando diferentes alvos moleculares e amostras clínicas, o que reforça a importância deste estudo. Este protocolo foi publicado na plataforma P-CRD42022299722. Os próximos passos são busca e seleção de estudos, leitura de títulos, resumos e textos completos, aplicação dos formulários de extração de dados, avaliação da qualidade/risco de viés, análise dos dados obtidos e redação da RS. O registro de uma RS na Plataforma P evita duplicidade de estudos com mesmo objetivo bem como agrega qualidade ao mesmo.
Palavras-chave
Revisão sistemática, leishmaniose visceral canina, LAMP
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Vívian de Almeida Salvado, Aline Fagundes da Silva, Carlos Augusto Ferreira de Andrade, Sergio Ricardo Ferreira Sindico, Isabela Cordeiro da Silva Santos, Andreza Pain Marcelino