57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Tuberculose Disseminada em paciente imunocompetente

Objetivos(s)

Relatar um caso de tuberculose disseminada em paciente imunocompetente.

Relato do Caso

A tuberculose (TB) tem sua epidemiologia e tratamento conhecidos há longo tempo, porém persiste enquanto problema de saúde pública em muitos países. O Brasil figura como um dos países prioritários para o enfrentamento da tuberculose pois, segundo o DATASUS, em 2021 foram notificados 68.271 casos novos de TB no país. A TB disseminada é definida pela presença de lesão pulmonar associada a um ou mais sítios extrapulmonares ou mais de dois extrapulmonares, sendo infrequente em pacientes imunocompetentes. Relato de caso: Paciente masculino de 22 anos, procedente de Capão Bonito/SP, com queixa de corrimento uretral e disúria há 5 meses, tratado inicialmente como IST com doxiciclina. Evoluiu com aumento de volume progressivo em ambas as regiões inguinais, acompanhado de dor e limitação de movimentos dos membros inferiores. Nos últimos 4 meses refere perda de peso de 11kg, acompanhado de sudorese noturna, febre não aferida e tosse produtiva. O USG da região inguinal mostrou coleções com conteúdo denso, medindo 10,0 cm à direita e 3,1 cm à esquerda. Na TC de tórax foi visualizado micronódulos centrolobulares com aspecto de árvore em brotamento no lobo superior do pulmão esquerdo e segmento superior do lobo inferior, formando consolidações, algumas escavadas, sugestivas de processo infeccioso. TC de pelve apresentava duas formações císticas permeando o ílio-psoas, estendendo-se até os planos musculares da raiz de ambas as coxas, tendo a loja direita 10,3 x 7,9 cm e a esquerda 4,6 x 4,6 cm. O abscesso da região inguinal direita foi drenado com saída de 330 mL de secreção purulenta. Amostra dessa secreção e do escarro foram positivas pelo teste TRM-MB. A sorologia para HIV foi não reagente. Foi introduzido tratamento para tuberculose com Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol. No primeiro retorno ambulatorial o paciente referiu lombalgia e piora da dor em região inguinal direita, sendo realizada TC de coluna vertebral com redução da altura da vértebra L4 e do espaço discal L3-L4, com irregularidade do platô superior (áreas de osteólise) e formação cística permeando o ventre muscular do ílio-psoas esquerdo, estendendo-se através da região inguinal aos planos musculares da raiz da coxa, de mensuração reduzida em relação ao exame anterior.

Conclusão

Conclusão: A tuberculose disseminada é apresentação atípica da doença em paciente imunocompetente e deve ser considerada no diagnóstico da tuberculose.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

LUIZA SAMAHA FRANÇA, MAYSA SALES DOS SANTOS, DAIANY MELO CORRÊA VIDIGAL, THAYS BRUNELLI PUGLIESI, MARCOS VINICIUS DA SILVA