Dados do Trabalho
Título
Perfil antiparasitário do neoflavonoide 7-acetoxi-4-aril-3,4-di-hidrocumarina contra vermes adultos de Schistosoma mansoni
Introdução
Dentre os grupos de substâncias de origem natural com promissora ação farmacológica contra as Doenças Tropicais Negligenciadas ( DTNs), podem ser destacados os neoflavonoides e seus derivados que compreendem um grande grupo de compostos com estrutura química muito variada e que estão amplamente distribuídos no reino vegetal.
Objetivo(s)
Avaliar atividade antiparasitária do neoflavonoide 7-acetoxi-4-aril-3,4-di-hidrocumarina, em modelo experimental in vitro.
Material e Métodos
O tipo de estudo é analítico, transversal e qualiquantitativo realizado na Universidade Federal do Piauí no período de a agosto de 2021 a abril de 2022.O 7-acetoxi-4-aril-3,4-di-hidrocumarina sintetizado pela reação de condensação entre resorcinol e ácido cinâmico ultilizando catalase ácida solubilizado em dimetilsulfóxido (DMSO 0,5%) nas concentrações de 6,25, 12,5, 25, 50 e 100 μg/mL ,as quais foram usadas para avaliação antiparasitária contra vermes adultos de Schistosoma mansoni. Os experimentos foram aprovados pelo Comitê de Ética em Experimentação Animal,conforme protocolo (CEEA#UFPI # 013/11).
Resultados e Conclusão
Os experimentos realizados demonstraram atividade antiparasitária em relação aos parâmetros avaliados, uma vez que foi possível observar nas maiores concentrações ( 50 e 100 μg/mL) elevada taxa de mortalidade dos vermes S.mansoni, redução na atividade motora, mudanças na morfologia tegumentar e inibição na produção de ovos pela separação de todos os casais de vermes adultos tratados com o 7-acetoxi-4-aril-3,4-di-hidrocumarina. A capacidade do 7-acetoxi-4-aril-3,4-di-hidrocumarina de manter os vermes adultos machos e fêmeas separados demonstra ser a principal justificativa para elevada redução na oviposição de S. mansoni. Estes resultados fornecem uma base inicial para estudos mais aprofundados do potencial antiparasitário contra o S.mansoni, uma vez que foi realizada uma avaliação in vitro inicialmente da atividade esquistossomicida do 7-acetoxi-4-aril-3,4-di-hidrocumarina.
Palavras-chave
Neoflavonoide; Perfil antiparasitário; Schistosoma mansoni.
Área
Eixo 07 | Helmintíases
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Ana Beatriz Lacerda Costa Saldanha , João Victor Viana Fernandes , Gláucio Barros Saldanha , Gláucia Barros Saldanha , Maria Sônia Lacerda Costa , Taís Batista Virgínio, Vitória Barros Lacerda, Maria Isadora Fernandes Dias , Sophia Rodrigues Augusto Gonçalves , Mariana Fontenele Ferreira Hiluy