57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE DOENÇA DE CHAGAS NO ESTADO DO PARÁ NO ANO DE 2020

Introdução

A doença de Chagas possui como agente causador o protozoário denominado Trypanosoma cruzi e é transmitida pelas fezes que o inseto barbeiro (Triatoma infestans) deposita sobre a pele humana, além de outros recursos de transmissão como, por exemplo, a transfusão de sangue e a transmissão congênita. A doença pode manifestar, em sua fase aguda, sintomas como febre, mal estar, edemas, esplenomegalia, distúrbios cardíacos. Já em sua fase crônica, o paciente pode apresentar longo período assintomático, assim como pode apresentar manifestações cardíacas e digestivas. Diante desse quadro, faz-se necessário o traçado de um perfil epidemiológico afim de que medidas mais efetivas contra esse agravo possam ser tomadas.

Objetivo(s)

Estabelecer um perfil epidemiológico dos casos de Doença de Chagas no Estado do Pará em 2020.

Material e Métodos

Foi feita uma análise dos dados disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) referentes aos casos de Doença de Chagas no estado do Pará em 2020, envolvendo as variáveis sociodemográficas: número de casos, sexo, faixa etária, raça e evolução.

Resultados e Conclusão

Foram notificados 160 casos; destes, 67 eram do sexo feminino (41,8%) – sendo 4 gestantes – e 93 do sexo masculino (58,2%). Foram mais acometidos adultos jovens, de idade entre 20 e 39 anos (n=58 / 36,2%) e pardos (n=144 / 90%). Desses 160 casos, 134 evoluíram para cura (64,9%), 3 evoluíram para óbito e para 23 casos não há essa informação.
A partir dos dados obtidos para o ano de 2020 no Pará, conclui-se que a população mais afetada foi a masculina da raça parda e na faixa etária de 20 a 39 anos. Conhecer o perfil epidemiológico da doença de Chagas permitirá melhores elaboração e implementação de estratégias de combate à cronificação desse agravo.

Palavras-chave

Doença de Chagas; Epidemiologia; Infectologia.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Andressa Bastos Britto, Amanda Gabriela Freitas Rodrigues, Ana Flavia Café Rodrigues, Lucas dos Santos Fontes, Raiula Gabriela da Silva Teixeira, Marcos Saulo Salviano Santana, Matheus Ricardo Malveira Camacho, Izaura Maria Vieira Cayres Vallinoto