Dados do Trabalho
Título
Associação das características da tuberculose entre crianças e adolescentes em um município da Amazônia Ocidental
Introdução
A tuberculose é um grande desafio para a saúde pública, inclusive o diagnóstico entre crianças e adolescentes, o que sugere a necessidade de se identificar os aspectos que se associam ao adoecimento nessa população.
Objetivo(s)
Analisar a associação das características da tuberculose entre crianças e adolescentes no município de Porto Velho - Rondônia.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo descritivo, do tipo transversal e abordagem quantitativa realizada a partir dos registros dos casos de tuberculose no Sistema de Informação de Agravos de Notificação no período de 2008 a 2018, entre indivíduos com idade inferior a 18 anos e residentes no município. O perfil sociodemográfico e clínico foi analisado por meio de distribuição de frequência e, posteriormente, realizado o teste Qui-quadrado e teste exato de Fisher, bem como análise de resíduos para verificar a associação das variáveis, considerando um nível de significância de 5%.
Resultados e Conclusão
Verificou-se que, no período analisado, para as características sociodemográficas, houve diferença estatística para escolaridade (p=0,001), com associação positiva entre crianças e as variáveis “não se aplica” e até quatro anos de estudo, e para os adolescentes com mais de cinco anos de estudo. Em relação às variáveis clínicas, verificou-se diferença no exame de baciloscopia de escarro (p=0,009), radiografia do tórax (p=0,035), unidade de saúde de notificação (p=0,000) e de tratamento (p=0,000), e situação de encerramento (p=0,003). Diante de tais achados, torna-se necessário a implementação de estratégias voltadas a atender as particularidades deste público identificando precocemente os casos, articulando a comunicação da Rede de Atenção à Saúde e investindo na qualificação dos profissionais de saúde para desenvolverem ações de prevenção e cuidado à tuberculose, especialmente no que diz respeito ao rastreio dos potenciais contatos intra ou extradomiciliares e à estratificação de risco dessa população para seu diagnóstico precoce e tratamento oportuno.
Palavras-chave
Tuberculose. Saúde da criança. Saúde do adolescente. Perfil de saúde.
Área
Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Jaine do Nascimento Xavier, Melisane Regina Lima Ferreira, Rebeca Sousa Braga, Debora Caroline Silva Costa, Eduardo Silva de Lima, Lys Vitória Ribeiro de Almeida, Igor José de Souza, Gisele Aparecida Soares Cunha de Souza, Cristiane Czarnecki Mayorquim, Valéria Moreira da Silva, Nathalia Halax Orfão