57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO EX VIVO DE UM COMPOSTO BI-TRIAZOL FRENTE A CEPAS CIRCULANTES DE PORTO VELHO-RO

Introdução

A malária é uma doença ocasionada por protozoários do gênero Plasmodium, atualmente são conhecidas cinco espécies que podem ocasionar a doença em humanos, sendo elas: Plasmodium falciparum, P. vivax, P. malariae, P. ovale e P. knowlesi. A região Amazônica é responsável por apresentar o maior número de casos relatados da doença, sendo estes 99% dos casos que ocorrem no Brasil. O P. vivax foi considerado por anos como o causador de doença benigna, no entanto nos últimos anos a espécie foi responsável por causar mortes em crianças no sudeste asiático. Já as pessoas infectadas por P. falciparum estão sujeitas a maior gravidade da doença, sendo essa espécie a responsável por mortes no sudeste asiático e podendo também acarretar diversas complicações clínicas como problemas respiratórios, neurológicos e perda fetal. A variabilidade genética dos protozoários ao longo dos anos, fez com que surgissem diversas cepas com perfis de resistência a medicamentos utilizados no tratamento como a Cloroquina e Artemisinina. Nesta perspectiva, os compostos triazois destacam-se por apresentar boa atividade antimalárica até mesmo melhor que fármacos utilizados no tratamento da doença IC50 de 0,5 µM em comparação ao difosfato de CQ 1,2 µM.

Objetivo(s)

O objetivo do estudo foi avaliar a atividade inibitória do bi-triazol (8RJ) frente a isolados circulantes da região de Porto Velho, incluindo as espécies de P. vivax e P. falciparum.

Material e Métodos

Os isolados de P. falciparum e P. vivax foram coletados de pacientes que tinham infecção acima de 2 cruzes atendidos no Centro de Pesquisa em Medicina Tropical. Para avaliar a susceptibilidade do composto ex vivo, foram utilizadas placas pré-preparadas com o bi-triazol 8RJ e com o fármaco dihidroartemisinina (DHART). A maturação dos parasitos foi acompanhada até 56 h de incubação através de lâmina de gota espessa, ou seja, até que o controle não tratado alcançasse o amadurecimento mínimo ≥ 40% de esquizontes. A contagem das lâminas foi realizada por microscopia óptica e para o cálculo de inibição de maturação considerou o controle sem tratamento como 100% de maturação

Resultados e Conclusão

Foi observada uma mediana de IC50 da DHART para P. vivax de 0,00135 µM e P. falciparum 0,0001305 µM; enquanto o composto 8RJ obteve uma mediana de IC50 5,85 µM para P. vivax e 6,35 µM em P. falciparum. Assim, foi possível concluir que a molécula em questão é um potencial protótipo para o aprimoramento químico visando aumentar ainda mais a atividade antiplasmodial.

Palavras-chave

bi-triazois, antimalárico, ex vivo.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

Welington da Silva Paula do Nascimento, Leandro do Nascimento Martinez, Saara Neri Fialho, Aurileya de Jesus Gouveia, Amália dos Santos Ferreira, Dhelio Batista Pereira, Mauro Shugiro Tada, Quelli Larissa Oliveira de Santana, Sabrina Baptista Ferreira, Carolina Bioni Garcia Teles