57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

IMPLANTE DE MARCASSO EM PORTADORES DE CARDIOMIOPATIA CHAGÁSICA CRÔNICA: ESTUDO DE CASO - CONTROLE

Introdução

Na América Latina a Doença de Chagas (DC) é uma importante causa de cardiomiopatia, que ocorre em 20% a 30% das pessoas infectadas. A implantação de marcapasso (MP) tem sido o tratamento de eleição indicado em muitos casos. Infelizmente, não tem sido observado acesso universal aos casos necessários.

Objetivo(s)

Identificar o perfil associado à portadores Cardiomiopatia Chagásica Crônica (CCC) que obtiveram acesso a implantação de MP.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo caso-controle aninhado a um estudo de coorte (SaMi-Trop), conduzido com portadores de DC de 21 municípios endêmicos de Minas Gerais. Os participantes realizaram eletrocardiograma, entrevista e coleta de sangue. Os dados utilizados foram os da linha de base (2013-2014) e 1º seguimento (2015-2016). Os casos foram portadores de CCC que implantaram MP entre a linha de base e o 1º seguimento. Os controles foram selecionados com base na mesma gravidade cardíaca que os casos, observada na linha de base, mas que não obtiveram acesso ao MP. Foi realizado o pareamento 1:3, considerando as variáveis de acometimento cardíaco (BAV 2, BAV 3, FA, Bradicardia sinusal e nível de NT- pro BNP), classe funcional, sexo e idade. Foi conduzida análise descritiva e bivariada (Qui-Quadrado de Pearson) considerando variáveis sociodemográficas, comportamentos, história clínica e sintomas auto relatados. Trata-se de uma análise preliminar.

Resultados e Conclusão

Dentre os participantes, 45 implantaram MP entre a linha de base e o 1º seguimento (casos). Dentre eles, a maioria era não branco (71,1%), não alfabetizados (53,3%), sem união estável (61%) e tinham menor renda (66,6%). O implante do MP não ficou estatisticamente associado (α= 0,05) a nenhuma das variáveis investigadas.
O acesso ao implante de MP não foi definido por questões sociodemográficas, comportamentais, sintomáticas ou clínicas, sugerindo que tal acesso seja predominantemente influenciado por questões contextuais relacionadas a organização dos serviços municipais de saúde.

Palavras-chave

Doença de Chagas, marcapasso artificial, cardiomiopatia chagásica

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Autores

Sâmara Fernandes Leite, Dardiane Santos Cruz, Ana Clara de Jesus Santos , Andréia Brito de Jesus, Antônio Luiz Pinho Ribeiro, Ester Cerdeira Sabino, Renata Fiuza Damasceno, Ariela Mota Ferreira, Maria do Carmo Pereira Nunes, Desirré Sant´Ana Haikal