57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE CHECK LIST DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE ÓBITOS EM TEMPOS DE PANDEMIA NO COMPLEXO HOSPITALAR DE CONTAGEM

Introdução

Emergências e desastres em saúde pública alteram a dinâmica natural dos serviços hospitalares, exigindo uma reorganização em pouco espaço de tempo. O desenvolvimento de instrumentos e mecanismos que permitem subsidiar o setor saúde de dados de qualidade é parte fundamental para se evitar respostas inadequadas pelos gestores de saúde.

Objetivo(s)

O presente teve por objetivo a implantação de Check list de Óbito (CLO) no Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) e avaliação do instrumento.

Material e Métodos

A implantação do CLO foi realizada em fevereiro de 2020 no CHC. O preenchimento do instrumento é realizado pelo pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NUVEH), que contém a identificação do paciente, dados da internação, informações laboratoriais e declaração de óbito (DO). Após o preenchimento o CLO é encaminhado para epidemiologia central do município juntamente com a DO para alimentação do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM).
Foi avaliado o banco do SIM do CHC, comparando os anos de 2019 e 2020. Na DO os campos de 1 a 14 são referentes à identificação do paciente, sendo que cartão SUS, escolaridade, estado civil, natural, ocupação e raça/cor, não são campos de preenchimento obrigatório. Comparou-se a completude desses campos antes e depois da implantação do CLO. Outro parâmetro analisado foi à alteração do preenchimento da DO para os campos causa base e comorbidades. Todas as análises estatísticas foram realizadas usando o Software for Statistics and Data Science Stata versão 14.

Resultados e Conclusão

Comparando o preenchimento de dados não obrigatórios da DO no ano de 2019 e 2020 , as análises demonstraram que com a implantação do CLO os campos cartão SUS, escolaridade, estado civil e ocupação apresentaram maior preenchimento (p>0,05).
O campo comorbidade foi mais preenchido/alterado após a implantação do CLO (p=0,000). Tendo em vista que o ano de 2020 foi caracterizado por grande número de óbitos por Covid-19, foi de fundamental importância o preenchimento deste campo para se conhecer os principais fatores de risco para o óbito.
A implantação do CLO contribuiu para a organização da liberação do corpos e sistematização do processo de investigação e fechamento epidemiológico de óbitos no CHC,que ocorreram durante a pandemia de Covid-19, melhorando a alimentação de dados referentes à caracterização da população ,que evolui a óbito e comorbidades envolvidas.

Palavras-chave

Comorbidades, COVID 19, Óbito e Pandemia

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

SARAH BEATRIZ SILVA