57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

DÍPTEROS ECTOPARASITOS (STREBLIDAE E NYCTERIBIIDAE) DE MORCEGOS (MAMMALIA: CHIROPTERA) NA REGIÃO CENTRAL DE RONDÔNIA

Introdução

As famílias Nycteribiidae e Streblidae, são ectoparasitos hematófagos conhecidos popularmente como mosca de morcegos, e fazem parte da ordem Díptera. No mundo são descritos até o momento 237 espécies, sendo sua maior diversidade no novo mundo com 156 espécies. Esses dípteros ocorrem exclusivamente nos quirópteros e apresentam grande importância para a medicina tropical, por serem causadores agentes zoonóticos como a Bartonelose (Bartonella ssp.) e estão associadas aos morcegos que são reservatórios naturais de patógenos importantes que afetam a saúde humana e animal.

Objetivo(s)

O estudo visa investigar a fauna de ectoparasitos de morcegos na região central de Rondônia.

Material e Métodos

O estudo foi conduzido mensalmente durante três dias, entre novembro de 2020 a maio de 2022. Após capturar os quirópteros com redes de neblina, tiveram seu corpo examinado para a presença de ectoparasitos, removidos com auxílio de uma pinça e armazenados em microtubo contendo etanol 100%, para preservar o DNA e realizar a detecção molecular de patógenos nos ectoparasitos.

Resultados e Conclusão

Foram coletados até o momento 131 exemplares, distribuídas entre 02 famílias, Streblidae (76%), Nycteribiidae (24%). Devido à falta de informações sobre a biodiversidade de dípteros exclusivos de quirópteros, o estudo possibilita alcançar um melhor entendimento sobre os ectoparasitos de morcegos e seus patógenos, além da necessidade de realizar a analise biomolecular das amostras coletadas para a pesquisa de agentes patogênicos. Conforme os fatos mencionados, o estudo necessita de maior esforço amostral, a fim de gerar novas perspectivas nos estudos e contribuir para o conhecimento dessa fauna pouco explorada na região central de Rondônia.

Palavras-chave

Dípteros, Quirópteros, Relação patógeno-hospedeiro, Amazônia, Rondônia, Brasil.

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Autores

Leormando Fortunato Dornelas Júnior, Felipe Arley Costa Pessoa, Luís Marcelo Aranha Camargo