57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

RELAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 E A TROMBOSE COM SÍNDROME DE TROMBOCITOPENIA NO BRASIL

Introdução

Desde fevereiro de 2021, foi descrita a ocorrência de trombose com síndrome de trombocitopenia em pessoas que receberam as vacinas AstraZeneca e a Janssen, sendo uma síndrome de trombose do seio venoso cerebral com trombocitopenia, afetando pacientes de todas as faixas etárias e ambos os sexos. Nesse sentido, a principal explicação seria o desencadeamento de uma resposta imunológica contra o fator plaquetário IV, que aumentaria ativação e consumo na cascata da coagulação, de forma semelhante à uma condição observada em pacientes tratados com heparina. Considerando a gravidade da síndrome é essencial que os profissionais de saúde estejam atentos para suas características e manejo adequado.

Objetivo(s)

Descrever acerca dos sinais, sintomas clínicos e conduta imediata para os pacientes que apresentaram a síndrome após receberem a imunização.

Material e Métodos

Trata-se de uma avaliação descritiva baseada nos eventos descritos na literatura médica e nota técnica nº 933/2021.

Resultados e Conclusão

O Programa Nacional de Imunizações estabelece essa ocorrência tromboembólica como evento adverso que ocorre de 4 a 28 dias após a vacinação e os sinais clínicos mais comuns são cefaleia intensa, dor torácica, dispneia, náuseas, vômitos, dor abdominal persistente, sangue nas fezes, alterações visuais, hemiparesias e edema em membros inferiores. A presença desses sinais e sintomas até 30 dias da vacinação, devem levar à confirmação do evento tromboembólico por método de imagem adequado para a localização e a solicitação de hemograma, D-dímero, testes de coagulação, contagem de plaquetas inferior a 150.000/uL e sem histórico de recebimento de heparina nos últimos 100 dias ou procedimento ou análise patológica que confirme a presença do trombo. O manejo imediato consiste em administrar imunoglobulina humana intravenosa 1g/kg/dia por 2 dias e referenciar para centro terciário. Por conseguinte, os profissionais de saúde devem ficar atentos a sinais e sintomas de trombose ou tromboembolismo associados a plaquetopenia para o tratamento adequado de acordo com as recomendações disponíveis. Além disso, devem orientar os indivíduos sobre os sinais e sintomas de alerta que indicam a necessidade de atendimento médico imediato. Destaca-se que é essencial esclarecer a população que os benefícios da vacinação contra a covid-19 com os imunizantes que utilizam plataformas de vetor viral não replicante diminuem os potenciais riscos de hospitalização e morte.

Palavras-chave

Covid-19; tromboembolismo venoso; coagulação.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Flávia Alessandra Mendes Barbosa, Ayan Machado Ferreira, Kamila Cecília Gomes da Silva, Paola Bitar de Mesquita Abinader, Paulo Alexandrino do Amaral Azevedo, Roberta Figueiredo Pamplona, Isaias Burlamaqui Morais Junior