Dados do Trabalho
Título
Análise espacial da tuberculose infantil em um município da Amazônia Brasileira, no período de 2010 a 2017
Introdução
A tuberculose (TB) possui inúmeros desafios, dentre eles a dificuldade no diagnóstico em crianças devido à inespecificidade dos sinais e sintomas, falta de expectoração,TB pulmonar abacilífera e paucibacilar, que devem ser considerados durante a investigação diagnóstica.
Objetivo(s)
Neste sentido, este estudo teve como objetivo analisar a distribuição espacial da TB em crianças e adolescentes em Porto Velho-RO, no período de 2010 a 2017.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo ecológico, com abordagem quantitativa, realizado a partir dos registros dos casos de TB, com idade igual ou inferior a 19 anos e residentes no município. A coleta de dados foi feita por meio do levantamento de variáveis sociodemográficas e clínicas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação e, posteriormente, analisadas de forma descritiva e espacial, após atender aos preceitos éticos.
Resultados e Conclusão
Verificou-se que, no período analisado, os casos de TB em crianças que tiveram como desfecho o abandono e óbito por TB se concentraram na zona sul do município, notificação realizada no serviço de referência terciária, que permaneceu como unidade de tratamento, bem como na Atenção Primária à Saúde (APS) e serviço especializado. Entre os adolescentes identificou-se apenas o abandono, distribuídos no município, notificações realizadas majoritariamente no serviço de referência e tratamento apenas com a inclusão do Serviço de Atendimento Especializado.
Diante de tais achados, torna-se necessário a adoção de estratégias voltadas para a identificação precoce e acompanhamento dos casos, melhor articulação e comunicação entre os serviços de saúde, principalmente para as diferentes faixas etárias, de forma integrada e centrada na família e comunidade, além da maior resolutividade da APS no território.
Palavras-chave
Tuberculose; Criança; Adolescente; Análise Espacial; Sistemas de Informação.
Área
Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias
Categoria
(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado
Autores
Rafaele Oliveira Bonfim, Jaine Nascimento Xavier, Alexandra Natacha Assunção Francisco, Alinne Oliveira Silva Martins, Bruna Andrade Santos, Vivianne Gomes Feitosa, Ivonete Ferreira Oliveira, Daniele Silva Souza, Arlindo Gonzaga Branco Junior, Nathalia Halax Orfão