57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ESTUDO PRELIMINAR DA FAUNA DE TRIATOMÍNEOS NO RAMAL DOS MACACOS NA RESERVA EXTRATIVISTA RIO OURO PRETO, GUAJARÁ-MIRIM, RONDÔNIA.

Introdução

Introdução: A tripanossomíase americana, também conhecida como Doença de Chagas é causada pelo protozoário flagelado conhecido como Trypanosoma cruzi, acreditava-se que ela estivesse confinada a áreas endêmicas da América Latina, fato que pode ter contribuído para a continuidade dessa enfermidade nas populações afetadas. Guajará-mirim é uma cidade localizada na zona de fronteira com a Bolívia, país com elevados casos da doença, possivelmente impulsionada pelo consumo de alimentos contaminados, uma vez que a infecção pode ser por via oral. Há no meio acadêmico a necessidade de estudos voltados para essa região de fronteira do estado, pois as pesquisas que contemplam este assunto estão concentradas no sul do estado de Rondônia

Objetivo(s)

Realizar o levantamento preliminar de triatomíneos no Ramal dos Macacos na Reserva Extrativista Rio Ouro Preto, Guajará-Mirim em Rondônia.

Material e Métodos

Os triatomíneos foram coletados através de buscas ativas em palmeiras na região selecionada que fica cerca de 90km da região urbana e enviados para o laboratório de ciências do IIFRO para análises morfologia e molecular.

Resultados e Conclusão

Obtivemos um total de 58 espécimes coletados divididos em ninfas (I – 1, II – 4, III – 6, IV – 5, V – 8) e adultos (34), sendo 34 fêmeas e 24 machos, divididos entre as espécies Rhodnius montenegrensis e Rhodnius robustus. Pudemos notar que em palmeiras próximas a galinheiros e/ou aquelas que possuíam maior abundância de roedores, marsupiais e morcegos, todas estavam positivas para a presença de triatomíneos e aquelas que estavam queimadas, excesso de formigas e cupins dificultaram a detecção dos espécimes nas palmeiras, ou seja, das 20 palmeiras analisadas 18 apresentaram infestação para triatomíneos. E a presença dessas espécies em que há relatos de contaminação para tripanossomatídeos, pode ajudar na vigilância dos triatomíneos na comunidade que é uma região extrativista que utilizam a floresta para sua subsistência e renda. Os resultados encontrados são importantes para conhecer a biodiversidade de triatomíneos e tripanossomatídeos na região para a expansão da pesquisa no assunto abordado em diversas regiões do estado em áreas de risco, a fim de evitar possíveis surtos da Doença de Chagas. Esses insetos estão conservados em álcool absoluto para análises moleculares.

Palavras-chave

Trypanosoma cruzi. Reduviídeo. Doença de Chagas.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

Linara Isadora Ribeiro, Amanda dos Santos Melo, Franciele Bazán Bezerra, Gilmar Natan Assunção, Laisy Gomes da Silva, Felipe da Silva Azogue, Lucas Nascimento da Cruz, Elaine Oliveira Costa de Carvalho, André Luiz Rodrigues Menezes