57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

DETECÇÃO MOLECULAR DE Trypanosoma cruzi EM RATOS SILVESTRES ORIUNDOS DE REMANESCENTES FLORESTAIS PERIURBANOS NO BIOMA AMAZÔNIA, PARÁ, BRASIL

Introdução

Trypanosoma cruzi é um protozoário flagelado e o agente etiológico da Doença de Chagas. No Brasil, há relatos de infecção por T. cruzi em diferentes espécies de mamíferos domésticos e silvestres, no entanto, há poucas pesquisas sobre a infecção natural por este agente em ratos na região Amazônica.

Objetivo(s)

Portanto, o presente estudo teve como objetivo diagnosticar a infecção por T. cruzi em ratos silvestres capturados em fragmentos florestais no estado do Pará, Brasil.

Material e Métodos

Amostras biológicas foram coletadas de ratos silvestres capturados em fragmentos florestais periurbanos localizados nos municípios paraenses de Santa Bárbara do Pará, Peixe-Boi e Viseu. Para a pesquisa de DNA de T. cruzi foi realizada uma Nested PCR com os iniciadores D75/D76 e D71/ D72 que amplificam um fragmento final de 110-125 pb do gene 24Sα rRNA de T. cruzi.

Resultados e Conclusão

Trinta e três ratos silvestres das famílias Echimyidae, Cricetidae e Muridae foram examinados e DNA de T. cruzi foi detectado em 84,84% (28/33) dos roedores pertencentes às espécies Neacomys sp. nov., Proechimys cuvieri, Hylaeamys megacephalus, Holochilus cf. sciureus, Oecomys cf. paricola e Rattus rattus. A infecção por T. cruzi foi diagnosticada em ratos oriundos dos três municípios visitados. Conclui-se que espécies de ratos silvestres das famílias Cricetidae, Echimyidae e Muridae podem ser infectadas por T. cruzi no bioma Amazônia.

Palavras-chave

tripanossomíase americana, pequenos roedores, saúde, Amazônia.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

Diana Maria de Farias, Sandra de Mamedes Costa, Thamirys de Souza Gonçalves, Francisco Dantas Sampaio Júnior, Amanda Rodrigues de Nazaré da Costa Rodrigues, Larissa Borges Alves, Thalyta Chaves da Silva, Stefanny Thayná da Silva, Flávia Barros de Nazaré Leite Barros, Gustavo Góes Cavalcante, Alessandra Scofield