Dados do Trabalho
Título
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE A HANSENÍASE NO CONTEXTO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: ESTUDO DESCRITIVO EXPLORATÓRIO EM ANANINDEUA, PARÁ, BRASIL
Introdução
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada por uma micobactéria intracelular obrigatória (Mycobacterium leprae). Esta enfermidade constitui um problema de saúde pública mundial em virtude de ser uma das causas mais frequentes de neuropatia periférica não-traumática. Sua epidemiologia é caracterizada por endemicidade em países em desenvolvimento, como o Brasil. Sob esta ótica, os papéis dos profissionais da saúde no controle da patologia são de suma importância, como os da classe da Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS).
Objetivo(s)
Descrever a atuação do enfermeiro no combate à hanseníase em uma Estratégia Saúde da Família (ESF) no âmbito de ações de APS no município de Ananindeua, Pará, Brasil.
Material e Métodos
Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa, realizada na ESF do bairro da Guanabara no Munícipio de Ananindeua/Pará, no período de janeiro a dezembro de 2019. Foram incluídos na pesquisa os enfermeiros da ESF que atuavam na consulta com pacientes portadores da doença. Para a coleta de dados por questionário deles, os dados avaliados foram sobre quesitos sociodemográficos e visões profissionais (para a hanseníase). Para a análise dos dados, foram utilizadas metodologias de Reinert, de similitude e nuvem de palavras a partir do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeq) no intuito de verificar coocorrências de perspectivas e da fisionomia do problema. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sob o parecer de Nº 3.677.044.
Resultados e Conclusão
Três enfermeiras participaram do processo, as quais eram da faixa etária de 47 a 56 anos, com tempo médio de serviço na instituição de saúde de 16,3 anos, tinham como título máximo a especialização completa e atuavam sob maior frequência na Saúde Pública (66,66%). Os relatos delas subsidiaram as palavras mais citadas, que foram “hanseníase” e “tratamento”, com frequências relativas máximas respectivas de 769,23 e 230,77. As palavras “comunidade” e a linhas de cuidado pautadas no “diagnóstico” e “exame de sensibilidade” foram as mais frequentes baseadas no dendrograma de Reinert. Portanto, o enfermeiro atua diretamente preescrevendo e implementando medidas de promoção, proteção e recuperação do doente, proporcionando também uma maior adesão ao tratamento, além de indiretamente propiciar o desenvolvimento comunitário para o assunto por meio da educação em saúde.
Palavras-chave
Hanseníase; Atenção primária à saúde; Estratégia saúde da família
Área
Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias
Categoria
(Concorra com apenas um trabalho) Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado
Autores
Waldirene Correia de Castro, Mauro Cesár Maia da Cunha, Letícia Gomes de Oliveira, Marcos Jessé Abrahão Silva, Davi Silva Santana , Vanessa Ladyanne da Silva Costa , Milena Cardoso de Lima, Larissa Gomes de Oliveira, Mônica Olivia Lopes Sá de Souza