57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

CENÁRIO DA COINFECÇÃO TB-HIV SEGUNDO A TESTAGEM PARA HIV EM NOVOS CASOS DE TB, E A REALIZAÇÃO DE TARV NA CIDADE DE BELÉM-PA NO ANO DE 2021

Introdução

1. INTRODUÇÃO: A tuberculose (TB) é uma infecção bacteriana causada pelo Mycobacterium tuberculosis, e representa maior mortalidade entre as pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana (PVHIV). Desse modo, é relevante o estudo a fim de obter o cenário epidemiológico e, consequentemente, aumentar a promoção de ações de saúde para prevenir a coinfecção TB-HIV e aumentar a realização e adesão à terapia antirretroviral.

Objetivo(s)

2. OBJETIVOS: Observar o cenário epidemiológico da coinfecção Tuberculose-HIV através da taxa de testagem para HIV e da realização da TARV em novos casos de TB na cidade de Belém-PA em 2021.

Material e Métodos

3. MATERIAL E MÉTODOS: Realizou-se um estudo descritivo, baseado em pesquisa quantitativa de dados secundários, no qual foram analisados dados disponibilizados pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis referentes à coinfecção Tuberculose-HIV na cidade de Belém em 2021.

Resultados e Conclusão

4. RESULTADOS: Foram notificados 1012 novos casos de tuberculose em Belém – 27,27% dos 3711 casos do Pará. A testagem para HIV foi feita em 464 casos em Belém (45,8%), ao passo que foi feita em 67,9% dos casos do Pará. A coinfecção TB-HIV foi de 65 casos (6,4%) em Belém, e de 227 casos (6,1%) no Pará. A realização de Terapia Antirretroviral-TARV entre os novos casos de TB com coinfecção TB-HIV em Belém ocorreu em 28 casos (43,1%), e no Pará ocorreu em 101 casos (44,5%). 5. CONCLUSÃO: A capital Belém teve 65 casos de coinfecção TB-HIV em 2021, representando 6,4% dos novos casos de Tuberculose testados para HIV, uma taxa próxima da estadual (6,1%) e menor que a nacional (8,1%). Contudo, apresentou apenas 45,8% de testagem para HIV em novos casos de TB, taxa significativamente menor que a estadual (67,9%), e ainda mais se comparada à média nacional de 76,9% em 2021. Já a realização da TARV em Belém não se distanciou das médias estadual (44,5%) e nacional (46,5%). Desse modo, urge a necessidade de aumentar o rastreio de HIV em novos casos de TB em Belém para diminuir a subnotificação da coinfecção TB-HIV, pois todos os casos devem ser testados. Ressalta-se, ainda, a importância de iniciar o tratamento de HIV oportunamente e de vincular os pacientes com a coinfecção TB-HIV na rede de atenção para aumentar a adesão à TARV evitando especialmente evolução para óbito, a fim de reduzir a morbimortalidade dessa população.

Palavras-chave

Tuberculose; Coinfecção; HIV.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

Marcos Saulo Salviano Santana, Amanda Gabriela Freitas Rodrigues, Andressa Bastos Britto, Lucas dos Santos Fontes, Maria Clara Soares Bulcão, Raiula Gabriela da Silva Teixeira, Thaisy Luanna Chaves Conceição, Izaura Maria Vieira Cayres Vallinoto