57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Prevalência de anemia em uma população exposta ao alumínio no Município de Barcarena-PA

Introdução

Metais pesados são amplamente utilizados nas indústrias de mineração, e a intoxicação por estes poluidores ambientais é uma ameaça à saúde humana. O alumínio é um micropoluente natural ou proveniente de atividade humana, sua toxidade está associada à várias complicações clínicas, podendo causar varias doenças ou efeitos adversos. No município de Barcarena houveram sucessivos acidentes que envolveram contaminação ambiental relacionada a este metal, sujeitando a população aos seus efeitos danosos.

Objetivo(s)

Por isso, este estudo pretende investigar os níveis de exposição ao alumínio e a influência no perfil hematológico das comunidades deste município.

Material e Métodos

Foi analisado dados sócio epidemiológicos e resultados de exames toxicológicos e hematológicos de 124 indivíduos. A análise estatística foi realizada pelo programa estatístico Bioestat adotando o nível de significância como p < 0,05.

Resultados e Conclusão

Os dados epidemiológicos indicam que a maioria da amostra era do sexo feminino (71,1%), residentes a mais de 5 anos na região (90,6%), não trabalhadores com metais pesados e/ou mineração (81,3%). Na dosagem dos metais no sangue, cerca de 93,5% dos indivíduos exibiram intoxicação de alumínio (Al), que devido à grande variabilidade encontrada nos níveis da exposição ao alumínio, os indivíduos foram categorizados nos seguintes grupos; exposição de grau médio, que variavam de 5 ug/dL até 100 ug/dL, de nível elevado, mais de 100 ug/dL e os de baixo limite de detecção menor que 5 ug/dL. A presença de anemia na população foi de 64,5%, sendo que não diferiu entre mulheres e homens (p-valor: 0,3910). A relação entre a presença de anemia e a alta exposição de alumínio no sangue mostrou-se significativa (p-valor 0.0347) assim como a diminuição de hemoglobina e alterações nos índices hematimétricos como VCM e HCM (p-valor > 0.001). Deste modo, este estudo observou uma associação significante entre o grau de contaminação por alumínio e a presença de anemia, sendo este metal um indicador das alterações hematológicas detectadas. Portanto, se faz necessário dar continuidade ao desenvolvimento de estudos epidemiológicos, a fim de que haja conscientização, para possivelmente monitorar e elaborar intervenções, que melhor controle a situação da contaminação ambiental.

Palavras-chave

Anemia, Alumínio, Contaminação ambiental, Barcarena-PA

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Autores

Helenize Moreira Costalat, Nahide Pinto Rodrigues , Ronaldo Magno Rocha, Rosane Pompeu Loiola, Tereza Oliveira Corvelo