57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Monitora Escola - Integração da Saúde e Educação do Distrito Federal para vigilância da covid-19 em tempo real.

Introdução

A pandemia de covid-19 acarretou um prejuízo global no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Desde fevereiro de 2021, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Federal (CIEVS-DF) vem monitorando e investigando os casos de surtos de covid-19 entre estudantes e colaboradores das instituições de ensino. Neste contexto, foi observada a necessidade de modernizações no modelo de vigilância baseado em planilhas on-line e para tal foi desenvolvido o Sistema Monitora Escola.

Objetivo(s)

Homologar e implementar o sistema Monitora Escola na rede de ensino do Distrito Federal.

Material e Métodos

A homologação e implementação deste software se deu em parceria com diversas esferas do governo do Distrito Federal responsáveis pela saúde e educação e foi fruto de múltiplas reuniões de treinamento e alinhamento de fluxo. O software disponibiliza a tela de notificações, onde a instituição de ensino deve diariamente informar a ocorrência/não ocorrência de casos suspeitos ou confirmados de covid-19, vinculando a notificação à Unidade Básica de Saúde (UBS) do território. Além disso, permite que os responsáveis da área de saúde realizem o monitoramento em tempo real dos casos e implementem medidas para mitigação de surtos em tempo oportuno. A notificação inclui variáveis de identificação do caso e dados epidemiológicos, bem como a classificação final do caso. O software possui ainda painéis de análise rápida e alerta que apresentam uma síntese da situação segundo níveis de interesse.

Resultados e Conclusão

O Monitora Escola foi implementado para a rede pública de ensino em novembro de 2021 e para a rede particular em janeiro de 2022. Atualmente possui mais de mil instituições cadastradas, 4.358 notificações de casos, 35 de surtos e mais de 12 mil notificações negativas, evidenciando sua boa aceitabilidade. A transição do modelo anterior de planilhas compartilhadas para o modelo estruturado e integrado ofereceu um ganho considerável em agilidade, segurança e assertividade. A definição de fluxos claros para todos os setores envolvidos potencializou as respostas de saúde pública. A implementação do modelo integrado de vigilância da covid-19 com foco na identificação e mitigação da ocorrência de surtos em instituições de ensino públicas e privadas, em tempo real, permitiu não apenas o registro e compreensão da situação sanitária em âmbito escolar, mas também a intervenção oportuna.

Palavras-chave

Vigilância Epidemiológica, Saúde do Escolar, COVID-19, Investigação de surtos

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Priscilleyne Ouverney Reis, Teresa Cristina Vieira Segatto, Alaide Francisca Castro, Ediene Ramos Amadeu Macedo, João Pedro Angelici Virginio, Valéria Cristina Castro Gabriel