57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Monitora Escola - Integração da Saúde e Educação do Distrito Federal para vigilância da covid-19 em tempo real.

Introdução

A pandemia de covid-19 acarretou um prejuízo global no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Desde fevereiro de 2021, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Federal (CIEVS-DF) vem monitorando e investigando os casos de surtos de covid-19 entre estudantes e colaboradores das instituições de ensino. Neste contexto, foi observada a necessidade de modernizações no modelo de vigilância baseado em planilhas on-line e para tal foi desenvolvido o Sistema Monitora Escola.

Objetivo(s)

Homologar e implementar o sistema Monitora Escola na rede de ensino do Distrito Federal.

Material e Métodos

A homologação e implementação deste software se deu em parceria com diversas esferas do governo do Distrito Federal responsáveis pela saúde e educação e foi fruto de múltiplas reuniões de treinamento e alinhamento de fluxo. O software disponibiliza a tela de notificações, onde a instituição de ensino deve diariamente informar a ocorrência/não ocorrência de casos suspeitos ou confirmados de covid-19, vinculando a notificação à Unidade Básica de Saúde (UBS) do território. Além disso, permite que os responsáveis da área de saúde realizem o monitoramento em tempo real dos casos e implementem medidas para mitigação de surtos em tempo oportuno. A notificação inclui variáveis de identificação do caso e dados epidemiológicos, bem como a classificação final do caso. O software possui ainda painéis de análise rápida e alerta que apresentam uma síntese da situação segundo níveis de interesse.

Resultados e Conclusão

O Monitora Escola foi implementado para a rede pública de ensino em novembro de 2021 e para a rede particular em janeiro de 2022. Atualmente possui mais de mil instituições cadastradas, 4.358 notificações de casos, 35 de surtos e mais de 12 mil notificações negativas, evidenciando sua boa aceitabilidade. A transição do modelo anterior de planilhas compartilhadas para o modelo estruturado e integrado ofereceu um ganho considerável em agilidade, segurança e assertividade. A definição de fluxos claros para todos os setores envolvidos potencializou as respostas de saúde pública. A implementação do modelo integrado de vigilância da covid-19 com foco na identificação e mitigação da ocorrência de surtos em instituições de ensino públicas e privadas, em tempo real, permitiu não apenas o registro e compreensão da situação sanitária em âmbito escolar, mas também a intervenção oportuna.

Palavras-chave

Vigilância Epidemiológica, Saúde do Escolar, COVID-19, Investigação de surtos

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Autores

Priscilleyne Ouverney Reis, Teresa Cristina Vieira Segatto, Alaide Francisca Castro, Ediene Ramos Amadeu Macedo, João Pedro Angelici Virginio, Valéria Cristina Castro Gabriel