57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

GESTÃO NO USO DE MEDICAMENTOS: IMPLANTAÇÃO DE AÇÕES DE MELHORIA EM UM HOSPITAL EM BELÉM, PARÁ, AMAZÔNIA.

Introdução

Os serviços de saúde, em especial as instituições hospitalares, são sistemas complexos que envolvem diversos riscos, que podem ser exemplificados pela terapêutica medicamentosa. O Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos publicado pelo Ministério da Saúde propõe identificar a natureza dos erros de medicação e seus determinantes como forma de dirigir ações para a prevenção, com foco em práticas seguras no uso de medicamentos e melhoria da qualidade da assistência farmacêutica.

Objetivo(s)

Implantar ações de segurança do paciente a partir do processo de prescrição, uso e administração de medicamentos.

Material e Métodos

Trata-se de uma pesquisa quantitativa na modalidade pesquisa-ação. O estudo aconteceu num hospital referencia em Ortopedia e Traumatologia, localizado na cidade de Belém, Pará. Realizou-se elaboração do diagnóstico situacional a partir da percepção do serviço vivenciado pelos colaboradores, considerando as ações no contexto organizacional. Para análise de desempenho dos profissionais em cada etapa do processo de administração de medicamentos, foi adotado como satisfatório o desempenho adequado igual ou superior a 70%. Os dados foram analisados utilizando o software Bioestat 5.3, sendo o grau de significância adotado de p<0,05. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, conforme parecer nº 4.948.196.

Resultados e Conclusão

Participaram deste estudo 43 profissionais de saúde (44,79%), com frequência significativa de 16 técnicos de enfermagem (37,21%), predominantemente feminina 26 (60,47%), com média de idade de 29,27+6,1 anos. A análise das respostas à conduta dos trabalhadores quanto à segurança do paciente na dispensação, preparação e administração de medicamentos permitiu identificar que os profissionais referiram desenvolver 70% das ações indicadas. Esses dados subsidiaram a elaboração de um Plano de Ação com a implantação de um Protocolo de Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, com base no diagnóstico situacional e o protocolo do Ministério da Saúde. O estudo revela a necessidade de maior estímulo à pesquisa e publicação nesse importante campo de investigação como forma de conhecer a situação da segurança do uso de medicamentos. As ações quando sistematizadas se tornam possíveis de aplicações na segurança na administração de medicamentos e contribuem para promover a segurança e qualidade no processo de trabalho em saúde, visando uma assistência segura ao paciente.

Palavras-chave

Gestão de risco; Intervenções farmacêuticas; Segurança do paciente.

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Autores

Thais Castro de Oliveira, Valéria Regina Cavalcante Santos