57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE TESTES COMERCIAIS PARA O IMUNODIAGNÓSTICO DA COVID-19

Introdução

Ensaios moleculares são considerados o teste de referência para o diagnóstico precoce de indivíduos sintomáticos e/ou com suspeita clínica da COVID-19. Contudo, tais ensaios mostram-se ineficazes para a identificação e rastreio de casos assintomáticos, sendo necessária a utilização de ensaios sorológicos indiretos. Após o início da pandemia diversos testes sorológicos foram disponibilizados no mercado e, devido à urgência em sua utilização, nem todos foram submetidos à uma avaliação sistemática de seu desempenho.

Objetivo(s)

Avaliar o desempenho de três testes comerciais para o diagnóstico sorológico da COVID-19.

Material e Métodos

Quinhentas e doze amostras foram selecionadas para a realização deste estudo. Deste total, 353 foram de pacientes COVID-19 (RT-PCR positivo para SARS-CoV-2) internados em hospitais de Salvador-BA, e 159 de doadores de sangue negativos para a COVID-19 obtidas em período anterior à pandemia. As amostras foram categorizadas em 4 grupos: 0-7 dias após o aparecimento dos sintomas, 8-14 dias, 15-21 dias e 22 ou mais dias, e submetidas aos kits comerciais Gold ELISA COVID-19 IgG+IgM (REM Diagnóstica, Brasil), Anti-SARS-CoV-2 NCP ELISA (IgG) (Euroimmun, Brasil) e Anti-SARS-CoV-2 NCP ELISA (IgM) (Euroimmun, Brasil).

Resultados e Conclusão

O valor de sensibilidade variou conforme o tempo pós-aparecimento dos sintomas. O Gold ELISA apresentou o maior valor (57,5%), seguido pelo Euro IgM (46,5%) e Euro IgG (41,4%). A especificidade manteve-se elevada para os 3 kits (>96,2%), enquanto a acurácia variou de 70,5% para o Gold ELISA e 61,9% para o Euro IgM à 59,6% para o Euro IgG. Os três ensaios apresentaram AUC superior a 70%, indicando capacidade discriminatória moderada. O índice de Kappa revelou concordância moderada entre o Gold ELISA e o Euroimmun IgM, enquanto o Euroimmun IgG apresentou fraca concordância com Gold ELISA e o Euroimmun IgM. A análise de Bland-Altman mostrou baixa variabilidade dos resultados, apesar da regressão de Deming apontar presença de erro aleatório e sistêmico entre os três testes analisados. Apesar da baixa sensibilidade, os testes apresentaram bom desempenho diagnóstico. Foi observado que a sensibilidade é condicionada ao tempo entre a coleta do material biológico e aparecimento dos sintomas. Assim, é necessário o desenvolvimento de testes de elevada sensibilidade analítica capazes de detectar anticorpos anti-SARS-CoV-2 logo após o aparecimento dos sintomas.

Palavras-chave

COVID-19, testes comerciais, diagnóstico sorológico

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Leonardo Maia Leony, Larissa Carvalho Medrado Vasconcelos, Alan Oliveira Duarte, Ângelo Antônio Oliveira Silva, Ayla Araujo Lima, Fernanda Lopes Habib, Rosângela Andrade de Almeida, Bernardo Gratival Gouvea Costa, Yasmin Santos Freitas Macedo, Isadora Cristina de Siqueira, Fred Luciano Neves Santos