57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Efeitos do Fluralaner (Bravecto©) na sobrevida de Anopheles aquasalis: o controle da malária através de fármaco inseticida

Introdução

O Fluralaner é um fármaco de uma classe de moléculas chamadas Isoxazolinas e seu efeito tem sido estudado nos últimos anos em diversas áreas de conhecimento. Com durabilidade superior às demais drogas que agem nos canais de cloro ativados por glutamato (GABA), esta droga se mostra uma forte candidata a estudos de desenvolvimento de fármacos com ação inseticida e estratégias de administração em massa para o controle de doenças transmitidas por vetores, tal como a malária.

Objetivo(s)

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do Fluralaner na sobrevida do vetor Anopheles aquasalis ao longo de 90 dias.

Material e Métodos

Cães com indicação para utilização do medicamento Bravecto© (princípio ativo Fluralaner) foram recrutados. Amostras sanguíneas foram colhidas em diferentes tempos: (i) antes da ingestão do fármaco (AIF- grupo controle), (ii) 24h pós-ingestão (HPI 24), (iii) 7d pós-ingestão (DPI 7), (iv) 14d pós-ingestão (DPI 14), (v) 21d pós-ingestão (DPI 21), (vi) 28d pós-ingestão (DPI 28), (vii) 60d pós-ingestão (DPI 60) e (viii) 90d pós-ingestão (DPI 90). Grupos controles negativos (CN) foram criados a partir da retirada e reconstituição do componente líquido (plasma) de cada amostra sanguínea. Amostras do sangue coletado foram ofertadas através da alimentação por membrana (EAM) às fêmeas de Anopheles aquasalis. Após a alimentação, as fêmeas ingurgitadas foram separadas e mantidas no insetário. Diariamente o número de mosquitos mortos foi registrado.

Resultados e Conclusão

Observou-se que a droga provoca 100% de mortalidade nas fêmeas de An. aquasalis no período de 24h após a alimentação com este efeito se mantendo mesmo após 90 dias em todas as amostras coletadas (HPI 24 – n=485, DPI 7 – n=465, DPI14 – n=603, DPI 21 – n=569, DPI 28 – n=578, DPI 60 – n=526 e DPI 90 – n=492). No grupo CN, o Fluralaner mostrou o mesmo resultado até 60 dias e após este período (DPI 90), houve uma redução do seu efeito, evidenciado pela diminuição do percentual de fêmeas mortas (mortalidade de 60-70%), porém, ainda significativo quando comparado com o grupo controle AIF (p-value<0.05). Ainda que o Fluralaner seja uma droga de uso veterinário, estes resultados incentivam pesquisas para o desenvolvimento de fármacos que possibilitem o auxílio no controle de doenças vetoriais e minimizem os desafios logísticos e custos das estratégias de administração em massa de medicamentos.

Palavras-chave

Malária, Anopheles, Controle de Vetores.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

João Arthur Alcântara, Francy´s Sayara Andrade de Araújo, Andréia da Costa Paz, Rodrigo Maciel Alencar, Berta Yoná de Albuquerque Caldas, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, Wuelton Marcelo Monteiro, Vanderson de Souza Sampaio, Rosa Amélia Gonçalves Santana, Ana Paula Marques Duarte, Paulo Filemon Paolucci Pimenta