57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Presença de ovos de geohelmintos em praças públicas do município de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Introdução

Geohelmintos estão presentes grande parte do mundo, realizando parte do seu ciclo de vida no solo. Cães e gatos são os principais responsáveis pela liberação de ovos desses parasitos por meio das suas fezes contaminadas em praças públicas, podendo haver o contato e infecção humana com formas infectantes, levando ao desenvolvimento de helmintoses.

Objetivo(s)

Diante disso, o objetivo do estudo foi investigar a contaminação do solo de praças públicas por formas parasitárias com potencial zoonótico, em Pelotas, RS, Brasil.

Material e Métodos

As coletas ocorreram nos meses de março, abril e maio de 2022, em três praças públicas (Praça Coronel Pedro Osório, Parque Dom Antônio Zattera e Parque da Baronesa) de elevada circulação de pessoas e animais de companhia, sobretudo, nos finais de semana. Para o diagnóstico do material, foi utilizada a técnica Caldwell & Caldwell adaptada por Pessoa e Martins (1988). Foram colhidas e analisadas 05 amostras de solo por praça, e como de cada amostra foi feita quintuplicata, totalizou-se a avaliação de 25 amostras por praça, logo, foram investigadas 75 lâminas (03 praças).

Resultados e Conclusão

Todas os locais analisados apresentaram positividade em pelo menos um dos seus pontos, sendo detectados 98 ovos e 1 forma larval de parasito. A frequência maior foi representada por ancilostomídeos com 46,9 % (46), Toxocara spp. 35,7% (35), Trichuris spp. 7,1% (7), Toxascaris leonina 3,1% (3), cestódeos 4,1 % (4), Ascaris lumbricoides 2%,(2), e Dipylidium caninum 1% (1), evidenciando uma grande diversidade de parasitos de potencial zoonótico. Em todas as praças analisadas encontrou-se resíduos sólidos, fezes de animais e até mesmo humanas, bem como a presença de animais errantes e moradores de rua, o que consolida a necessidade de avanço nos cuidados relacionados à limpeza das praças públicas, e o esclarecimento da população no que tange ao descarte tanto dos resíduos como a importância da coleta dos excrementos dos seus animais de companhia.

Palavras-chave

Contaminação ambiental; ancilostomídeos; Toxocara spp.

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Autores

Gabriela Medeiros Ferreira, Francine Rodrigues Pedra, Ítalo Ferreira de Leon, Marcos Marreiro Villela