57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

DTU (Discrete Typing Units) TcII do Trypanosoma cruzi associado a Cardiopatia Crônica da doença de Chagas ‘’grave’’, em pacientes brasileiros.

Introdução

A estrutura genética do Trypanosoma cruzi é dividida em sete grupos genéticos distintos (TcI a TcVI e Tcbat), que apresentam diferenças em termos de distribuição geográfica, propriedades biológicas e suscetibilidade a fármacos. No entanto, a associação entre variabilidade genética e formas clínicas da Doença de Chagas (DCh) ainda não foi suficientemente elucidada.

Objetivo(s)

Sendo assim, este estudo teve como objetivo verificar as DTU’s do parasita presentes em 330 pacientes com cardiopatia crônica da doença de Chagas (CCDC), atendidos no HCFMRP-USP e avaliar a existência de correlação entre CCDC e a genética do parasita.

Material e Métodos

Todos os pacientes com CCDC foram avaliados clinicamente por meio de eletrocardiograma de 12 derivações, ecocardiograma e radiografia de tórax. Sangue periférico (5mL) foi coletado em guanidina/EDTA de cada paciente para extração de DNA e realização da PCR para diagnóstico da doença de Chagas e genotipagem do parasita. A genotipagem foi realizada por PCR convencional multilocus.

Resultados e Conclusão

Apenas 175 amostras de pacientes foram positivas após amplificação dos genes específicos contidos nos critérios de genotipagem do T. cruzi. Do total, 46 (46/175) pacientes apresentavam fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE) < 40%. As DTU’s TcII (64/175), TcVI (9/175) e TcI (3/175) foram predominantes, seguidas por TcII/TcV/TcVI (75/175) e TcII/TcVI (23/175). As DTU’s TcIII e TcIV foram detectadas em apenas uma amostra de pacientes com CCDC. A relação direta entre CCDC ‘’grave’’ (FEVE < 40%) versus DTU TcII foi observada por análises de correlação e bioinformática. Conclusão: Estes resultados corroboram evidências anteriores, indicando a predominância do genótipo TcII em pacientes com CCDC de origem brasileira. Além disso, este estudo foi pioneiro em estabelecer correlação direta entre o genótipo TcII e a gravidade da CCDC.

Palavras-chave

Trypanosoma cruzi, Doença de Chagas, Cardiopatia Crônica da Doença de Chagas e DTU TcII.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

Maykon Tavares Oliveira, Carlos Alessandro Fuzo, André Schmidt, Maria Claudia Silva, Eduardo Antônio Donadi, João Santana Silva, José Antônio Marin-Neto