57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Carga parasitária versus disfunção ventricular esquerda, em pacientes com Cardiomiopatia Crônica da doença de Chagas.

Introdução

A doença de Chagas crônica (DCh), uma das doenças infecto parasitárias de maior impacto social e econômico em grande parte do continente americano, apresenta manifestações clínicas distintas em humanos (formas clínicas indeterminada, cardíaca, digestiva ou mista). Os mecanismos subjacentes ao desenvolvimento da forma clínica mais comum e mais ominosa, a Cardiomiopatia Crônica da Doença de Chagas (CCDC), não foram completamente elucidados, apesar de uma alta intensidade de persistência do parasito no miocárdio ser considerada responsável por uma evolução desfavorável da doença.

Objetivo(s)

O presente estudo teve como objetivo avaliar a carga parasitária na CCDC e sua relação com a fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE), um marcador prognóstico definitivo em pacientes com CCDC

Material e Métodos

Os pacientes com CCDC foram avaliados clinicamente por meio de eletrocardiograma de 12 derivações, ecocardiograma, radiografia de tórax. Amostra de sangue periférico (5ml de sangue venoso em guanidina/EDTA) foi coletada de cada paciente para posterior extração de DNA e quantificação da carga parasitária por PCR em tempo real.

Resultados e Conclusão

Resultados: Foram avaliados 181 pacientes com CCDC. Um total de 140 (77,3%) apresentava fração de ejeção do ventrículo esquerdo preservada (≥40%) e 41 indivíduos apresentavam disfunção do ventrículo esquerdo (FEVE < 40%). Uma grande variação na carga parasitária foi observada com média de 1,3460 ± 2,0593 (0,01 a 12,3830) par. Eq./mL. A média ± DP da carga parasitária foi de 0,6768 ± 0,9874 par. Eq./mL e 3,6312 ± 2,9414 par. Eq./mL nos pacientes com FEVE ≥ 40% e <40%, respectivamente. Conclusão: A carga parasitária no sangue é altamente variável, mas, nesta amostra populacional, mostrou-se diretamente relacionada à redução da FEVE, importante fator prognóstico em pacientes com CCDC.

Palavras-chave

Trypanosoma cruzi, Doença de Chagas, Cardiomiopatia Crônica da Doença de Chagas, Fração de Ejeção do Ventrículo Esquerdo, Carga Parasitária.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Autores

Maykon Tavares Oliveira, André Schmidt, Maria Claudia Silva, Eduardo Antônio Donadi, João Santana Silva, José Antônio Marin-Neto