57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NO MUNICÍPIO DE NATAL-RN NO PERÍODO DE 2017 A 2021.

Introdução

Os acidentes por animais peçonhentos se tornaram um problema de saúde em todo o mundo, principalmente em países latino americanos, onde a diversidade de espécies peçonhentas é maior. Sabendo desses riscos, muitos países têm os acidentes com animais peçonhentos como motivo de preocupação e, devido ao alto número de casos e a gravidade do envenenamento, como um problema de saúde pública.

Objetivo(s)

O estudo teve como objetivo analisar a distribuição espacial dos acidentes causados por animais peçonhentos ocorridos no município de Natal-RN no período de 2017 a 2021.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo transversal e retrospectivo com uma abordagem quantitativa, utilizando os registros dos acidentes por animais peçonhentos notificados no SINAN, disponibilizados pelo Ministério da Saúde no DATASUS, entre 2017 a 2021. A coleta de dados foi realizada pela equipe do Núcleo de Análise de Situação de Risco em Saúde do Centro de Controle de Zoonoses/SMS - Natal/RN. Foram analisados os seguintes aspectos. A distribuição dos dados de acidentes por ano, a distribuição dos registros por tipo de animal causador do acidente e a distribuição espacial da amostra nos bairros do município de Natal/RN.

Resultados e Conclusão

Durante o período de estudo (2017 a 2021), foi registrado o total de 14.198 acidentes com animais peçonhentos. O animal de maior ocorrência nos registros foi o escorpião com 12.169. Os bairros mais afetados foram Pajuçara com 1.399 acidentes, Potengi com 1.231 e Felipe Camarão com 1.173 registros. Observamos uma diminuição dos casos nos anos de 2020 e 2021 em comparação com os anos anteriores, devido ao período pandêmico referente a COVID-19, ainda assim verificamos que o escorpião é um animal extremamente adaptado ao meio urbano do município de Natal/RN, obtendo 85,71% dos casos coletados no SINAN. Por fim, observamos que os bairros da zona norte do município de Natal/RN foram os que mais registraram acidentes por animais peçonhentos entre o período do estudo.

Palavras-chave

Animais Peçonhentos; Distribuição; Acidentes.

Área

Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos

Autores

JURACI ALVES LIMA, RAUNY GLICÉRIO MOURA ROSADO, URSULA PRISCILLA DA SILVA TORRES, CARLOS ANDRÉ NASCIMENTO, KENNEDY GOMES NASCIMENTO, ALISSON PEREIRA PAIVA, REGINALDO LOPES SANTANA, LEANDRO MEDEIROS DANTAS, CARLA JESSICA RODRIGUES SALES, RAQUEL SARAIVA ARAUJO