57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico das internações hospitalares por meningite bacteriana no Estado do Pará referentes ao período de 2018 a 2022.

Introdução

A meningite bacteriana é uma infecção das meninges do sistema nervoso que resulta em inflamação, resultando em uma condição grave e com risco de vida com necessidade de tratamento e diagnóstico imediatos. Além disso, é considerada uma doença contagiosa e endêmica além de ser uma condição grave e com risco o que constitui um problema de saúde pública nacional, devido a morbimortalidade dos casos merecendo especial atenção no Estado do Pará. Nesse sentido, a análise das internações hospitalares por esse tipo de meningite se mostra bastante relevante para a conjuntura da saúde em âmbito nacional.

Objetivo(s)

Traçar um perfil epidemiológico de internações hospitalares por meningite bacteriana no período de 5 anos, entre 2018 e 2022, no estado do Pará.

Material e Métodos

O presente estudo quantitativo expositivo de caráter longitudinal, realizou-se a partir da consulta online ao banco de dados disponibilizados no site na base de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação(SINAN) – Programa para tabulação de dados do Ministério da Saúde (DATSUS). O estudo avaliou as internações hospitalares por meningite bacteriana nos últimos 5 anos no estado do Pará, referentes ao período de Janeiro/2018 à abril/2022, utilizando as variáveis por ano, sexo e idade.

Resultados e Conclusão

De acordo com o perfil sociodemográfico das internações hospitalares no Pará verificou-se maior incidência no sexo masculino (55,4%) e faixa etária entre 20 a 29 anos de idade (14,6%). O ano de 2019 foi o de maior incidência, assim como, o município de Belém o local com maior ocorrência desde 2018 até 2022 ( 67,49%). Observa-se também que do ano de 2018 para o ano de 2022 houve diminuição no número de internados, com efeito, o ano de menor ocorrência o de 2021 ( 5%). Em relação à gravidade dos casos 99% foram de urgência.
Dessa forma, percebe-se que, apesar dos avanços na saúde, houve uma grande concentração de casos de internações hospitalares em pacientes do sexo masculino e em áreas urbanas, pois um dos fatores de risco dessa doença é a aglomeração de pessoas em espaços fechados como metrôs e ônibus. Além disso, constatou-se que nos últimos quatro anos, houve uma diminuição de internações hospitalares por conta da doença. Ressalta-se a importância de ações preventivas, como a imunização vacinal, sobretudo quando se percebe a maior letalidade da meningite bacteriana.

Palavras-chave

Meningite bacteriana. Epidemiologia descritiva. Infecções do sistema nervoso.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Autores

Bárbara Alessandra Solano Silva, Maira Helena Farias Martins, Jéssica Moura Paulo, Samya Cristina de Souza Calixto, Gunnar Lopes Bitencourt, Daniela Cássia Borda Lira Pereira, Bárbara Vitória Lobato Roriz, Daniel Lucas Costa Monteiro , Renata de Araújo Dillon