57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

VIGILÂNCIA ENTOMOLÓGICA DE MOSQUITOS (DIPTERA: CULICIDAE), COM ÊNFASE EM POTENCIAIS VETORES DE ARBOVÍRUS, NAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS CARARÁ E ESPÍRITO SANTO, NO ESTADO DO AMAZONAS

Introdução

O estudo das arboviroses apresenta grande importância na medicina tropical, sendo DENV, CHIKV, ZIKV os principais agentes virais de importância epidemiológica no Brasil. Contudo, o aparecimento de infecções por arboviroses em populações ribeirinhas com moradia às margens do rio Madeira, em vilas vinculadas a cidade de Humaitá-AM, permite novos questionamentos a respeito da adaptação viral e vetorial a outros ambientes que não o urbano.

Objetivo(s)

A vigilância entomológica tem por objetivo identificar vetores de Zika, Chikungunya e Dengue, na região do médio Madeira, nas comunidades ribeirinhas de Carará e Espírito Santo, conhecida como Tabuleta, pertencentes ao município de Humaitá-AM, em fevereiro de 2022. Como também identificar a possibilidade de adaptação de vetores urbanos em comunidades isoladas.

Material e Métodos

As amostras foram capturadas através das técnicas de CDCs, aspirador de Nasci e armadilha de Shannon. Todos os insetos capturados foram armazenados em pequenos reservatórios e alimentados com solução de sucralose embebida em algodão, até que estas amostras estivessem aptas para análise. Quanto a análise, os culicídios de cada amostra foram mortos com solução de acetato de etila, para análise entomológica de gênero e espécie, e depois, congelados em nitrogênio líquido para preservação de amostra viral permitindo posterior análise em laboratório de virologia.

Resultados e Conclusão

Foram analisados ao todo, considerando as coletas realizadas nas duas comunidades (Carará e Tabuleta), 848 espécimes dentre os quais apresentam maior porcentagem os gêneros Culex sp. (37,74%), Mansonia sp. (36,44%), Coquillettidia sp. (11,56%), Psorophora sp. (7,19%) e Haemagogus sp. (2%). As amostras do gênero Aedes sp. representaram 0,35% dos espécimes analisados, sendo que entre esses não foram identificados os dois principais vetores de DENV, ZIKV e CHIKV, as espécies Aedes aegypti e Aedes albopictus. As amostras coletadas não evidenciaram presença de mosquitos do gênero Aedes aegypti e Aedes albopictus, que são os principais culicídios vetores de DENV, ZIKV e CHIKV. Esse dado, comparando aos estudos que provam a infecção dessas arboviroses em áreas urbanas, torna improvável a transmissão local dessas doenças nessa população estudada. Faz-se então necessária a analise biomolecular das amostras coletadas para a pesquisa de agentes patológicos causadores de arboviroses evidenciando possíveis novos vetores para essas doenças.

Palavras-chave

Entomologia; ribeirinhos; arbovírus; vetores; DENV; ZIKV; CHIKV;

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

Igor Rodrigo Ferreira Siqueira, João Pedro Berno Gomes, Cristhian Magalhães Ribeiro, Leormando Fortunato Dornelas Junior, Jaqueline Carvalho de Oliveira Silva, Luís Marcelo Aranaha Camargo