57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PA NO PERÍODO DE 2015 A 2019

Introdução

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis e que atinge, principalmente, os pulmões, apesar de poder acometer outros órgãos ou sistemas. A forma extrapulmonar ocorre com maior frequência em pessoas que convivem com o vírus HIV, em especial aquelas que têm comprometimento imunológico. Devido a via de transmissão ser aérea, esse patógeno se dissemina de forma muito fácil, e, calcula-se, que um indivíduo com baciloscopia positiva pode infectar, em média, de 10 a 15 pessoas em sua comunidade. O tratamento para essa patologia é disponível, porém existe uma forma de prevenir essa doença que é com a aplicação da vacina BCG.

Objetivo(s)

O presente estudo tem como objetivo demonstrar a incidência da tuberculose no município de Belém-PA durante os anos de 2015 a 2019.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, que leva em consideração os sexos masculino e feminino e todas as idades, cujos dados são referentes ao período de 2015 a 2019, coletados do Sistema de Informação de Agravos de Notificações (SINAN) presente na plataforma do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e dos censos demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Resultados e Conclusão

No período analisado, foram registrados 8.916 casos de tuberculose no município de Belém, sendo que 63,3% (n=5.656) dessas notificações foram de indivíduos do sexo masculino, enquanto apenas 36,6% (n=3.270) foram do sexo feminino. O ano de 2019 foi o de maior notificação dentre o período estudado, contando com 1892 casos. Em relação à faixa etária, observou-se que as notificações registradas foram predominantes em adultos entre 20 a 39 anos de idade, totalizando 44,3% (n=3.951) do total de casos. Além disso, a taxa de incidência da tuberculose (por 100.00 habitantes) variou de 120,6, em 2015, até 126,7, em 2019. No que diz respeito à mortalidade, verificou-se que ocorreram 155 óbitos decorrentes da tuberculose no período analisado.
Dado o exposto, percebe-se que mesmo sendo uma doença com vacina e tratamento, houve um aumento na incidência de casos no município de Belém, predominantemente em adultos entre 20 a 39 anos, e um aumento no número de mortes, e isso pode ser explicado por diversos fatores, entre eles o abandono do tratamento e a falta de vacinação. Logo, é notável que se faz necessário a ação da atenção primária de modo a conscientizar a população quanto aos danos dessa doença.

Palavras-chave

Tuberculose; Belém; Epidemiologia Atenção Primária.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Autores

Thiago de Oliveira Beserra, Paulo Cesar Lobato Magalhães, Hofman Eduardo da Cruz, Pedro Manuel Mendes de Oliveira Silva, Leandro Schlemmer Brasil