57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PA NO PERÍODO DE 2015 A 2019

Introdução

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis e que atinge, principalmente, os pulmões, apesar de poder acometer outros órgãos ou sistemas. A forma extrapulmonar ocorre com maior frequência em pessoas que convivem com o vírus HIV, em especial aquelas que têm comprometimento imunológico. Devido a via de transmissão ser aérea, esse patógeno se dissemina de forma muito fácil, e, calcula-se, que um indivíduo com baciloscopia positiva pode infectar, em média, de 10 a 15 pessoas em sua comunidade. O tratamento para essa patologia é disponível, porém existe uma forma de prevenir essa doença que é com a aplicação da vacina BCG.

Objetivo(s)

O presente estudo tem como objetivo demonstrar a incidência da tuberculose no município de Belém-PA durante os anos de 2015 a 2019.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, que leva em consideração os sexos masculino e feminino e todas as idades, cujos dados são referentes ao período de 2015 a 2019, coletados do Sistema de Informação de Agravos de Notificações (SINAN) presente na plataforma do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e dos censos demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Resultados e Conclusão

No período analisado, foram registrados 8.916 casos de tuberculose no município de Belém, sendo que 63,3% (n=5.656) dessas notificações foram de indivíduos do sexo masculino, enquanto apenas 36,6% (n=3.270) foram do sexo feminino. O ano de 2019 foi o de maior notificação dentre o período estudado, contando com 1892 casos. Em relação à faixa etária, observou-se que as notificações registradas foram predominantes em adultos entre 20 a 39 anos de idade, totalizando 44,3% (n=3.951) do total de casos. Além disso, a taxa de incidência da tuberculose (por 100.00 habitantes) variou de 120,6, em 2015, até 126,7, em 2019. No que diz respeito à mortalidade, verificou-se que ocorreram 155 óbitos decorrentes da tuberculose no período analisado.
Dado o exposto, percebe-se que mesmo sendo uma doença com vacina e tratamento, houve um aumento na incidência de casos no município de Belém, predominantemente em adultos entre 20 a 39 anos, e um aumento no número de mortes, e isso pode ser explicado por diversos fatores, entre eles o abandono do tratamento e a falta de vacinação. Logo, é notável que se faz necessário a ação da atenção primária de modo a conscientizar a população quanto aos danos dessa doença.

Palavras-chave

Tuberculose; Belém; Epidemiologia Atenção Primária.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e outras micobactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Thiago de Oliveira Beserra, Paulo Cesar Lobato Magalhães, Hofman Eduardo da Cruz, Pedro Manuel Mendes de Oliveira Silva, Leandro Schlemmer Brasil