57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Avaliação do impacto de estratégias de controle sobre a intensidade do contato fêmeas Culex quinquefasciatus-homem, em unidade de saúde do Recife, PE.

Introdução

Fêmeas de Culex quinquefasciatus têm importância epidemiológica por serem vetoras do verme causador da filariose linfática, no Brasil, e terem competência vetorial para diversos arbovírus. A presença da espécie em ambientes hospitalares traz um alerta para a possibilidade de transmissão de doenças, além do desconforto associado à hematofagia em hospedeiros humanos.

Objetivo(s)

O presente estudo caracterizou a densidade e condição fisiológica de fêmeas do mosquito capturadas no Hospital das Clínicas (HC), Recife-PE, antes e durante um programa piloto de controle populacional de mosquitos.

Material e Métodos

Foi realizado por 18 meses e compreendeu três períodos: Pré-intervenção (PPI, ago/18); Intervenção-IAM (PI-IAM, set/18 a mar/20) e Intervenção-HC (PI-HC, abr/20 a mar/21). A infestação local foi monitorada através da estimativa do número médio de adultos, capturados por aspiração mecânica em 16 estações no interior do HC. Diferentes intervenções de controle foram adotadas: ações de manejo ambiental, tratamento de criadouros com biolarvicida (Bti), utilização de 150 iscas tóxicas de açúcar e aspiração de mosquitos adultos. As fêmeas capturadas foram avaliadas quanto à alimentação sanguínea e sua relação com o estado gonotrófico. A classificação baseou-se na proporção de sangue e massa de ovos visualizada no abdômen das fêmeas, nas seguintes categorias: 1) não-alimentadas com sangue; 2) recém-alimentadas com aproximadamente 2h; 3) recém-alimentadas com até 12h; 4) semi-grávidas (24h e 48h após alimentação) e 5) grávidas (72h após alimentação).

Resultados e Conclusão

Das 6.650 fêmeas avaliadas, a maioria estava na categoria 2, tanto no PPI quanto no PI-IAM e PI-HC, totalizando 42,8%, 44,6% e 47,8%, respectivamente. A categoria 1, foi a segunda mais expressiva nos períodos, variando de 33% a 40%. No PPI as categorias 3 e 4 representavam 5,0% e 7,8% das fêmeas, respectivamente. Embora uma redução de ≥ 85% densidade populacional de fêmeas da espécie tenha sido registrada no PI-IAM, a categoria 3 aumentou para 10,4% em relação ao PPI. A captura de fêmeas grávidas reduziu gradualmente de 5,4%, 3,8% e 2,3% no PPI, PI-IAM e PI-HC, respectivamente. Estes resultados apontam não apenas para uma redução expressiva do contato mosquito-homem associada ao número de fêmeas circulantes, como, indiretamente do risco de transmissão de parasitas e/ou patógenos pelo C. quinquefasciatus, no HC, pela eliminação de fêmeas com até 48h do repasto sanguíneo.

Palavras-chave

Controle integrado, iscas tóxicas de açucar, aspiração de mosquitos, biolarvicida.

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Autores

Helena Emanuela Candida da Silva, Letícia de Oliveira Martins, Jaziela de Arruda Mendonça, Ana Célia dos Anjos de Melo, Frederico Jorge Ribeiro, Marileide dos Santos Brito, Amanda Maria Cabral Revorêdo, Kathyanne Ellen da Silva Barbosa, Antônio Emanuel Holanda Dias Cavalcanti, Rafael Alves da Silva, Maria Alice Varjal de Melo Santos