Dados do Trabalho
Título
Isca tóxica de açúcar como ferramenta para o controle adulticida de diferentes espécies de moscas
Introdução
Algumas espécies de moscas como Drosophila spp., (mosca-das-frutas), Musca spp., (mosca-doméstica), Cochiliomyia hominivorax e Dermatobia hominis (causadoras de míiases animal e humana), moscas necrófagas e outras podem atuar como vetores mecânicos de vírus, fungos e bactérias.
Objetivo(s)
O objetivo deste estudo foi investigar o efeito adulticida de um protótipo de Isca Tóxica de Açúcar tratada com ivermectina (ITAivermec), desenvolvido no IAM/Fiocruz-PE, contra moscas.
Material e Métodos
Os testes foram realizados com drosófilas da linhagem OREGON-R mantidas em laboratório por várias gerações. Grupos de 25 machos e 25 fêmeas, com até 4 dias de idade, foram acondicionados em gaiolas teladas e expostos a ITAivermec. Armadilhas manufaturadas com garrafas Pet, iscadas com carne bovina e uma fruta (tomate), foram instaladas na área externa de entorno no Hospital das Clínicas/UFPE (HC), permanecendo em campo por três dias, sendo posteriormente encaminhadas para o Insetário/IAM-Fiocruz. As armadilhas foram acondicionadas em gaiolas teladas para a passagem das fases jovens para adultos e formação dos grupos contendo machos e fêmeas, com até 3 a 4 dias de idade, expostos continuamente a ITAivermec.
Resultados e Conclusão
Os resultados preliminares revelaram mortalidade total das drosófilas após 24h de exposição à isca. No material coletado em campo foram encontradas duas famílias de moscas necrófagas, Phoridae e Sarcophagidae, cuja a mortalidade de 100% só foi alcançada depois de 4 a 7 dias de exposição à ITAivermec. Esses achados sugerem a eficácia da ITAivermec como adulticida para as espécies trabalhadas, embora indiquem a necessidade de aumentar a concentração de ivermectina e/ou modificar a fonte de carboidrato para potencializar seu efeito sobre as moscas necrófagas, a fim de promover mortalidade total no menor tempo possível.
Palavras-chave
Moscas, Drosophilidae, Phoridae, Sarcophagidae, ITAivermec, controle de adultos
Área
Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
JAZIELA DE ARRUDA MENDONÇA, THIAGO FERREIRA SOARES, SAMUEL LIMA DE SANTANA, HELENA EMANUELA CÂNDIDA DA SILVA, RAFAEL ALVES DA SILVA, KATHYANNE ELLEN DA SILVA BARBOSA, MARIA ALICE VARJAL DE MELO SANTOS