57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

EMERGÊNCIA DE Acinetobacter bereziniae MULTIDROGA RESISTENTE COPRODUTOR DE NDM E OXA-23 EM PACIENTES COM INFECÇÃO DE CORRENTE SANGUÍNEA INTERNADOS EM HOSPITAIS DO ESTADO DO PARÁ.

Introdução

Além da Acinetobacter baumannii outras espécies do gênero vêm emergindo em Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), incluindo isolados multidroga resistentes (MDR), como a espécie A. bereziniae.

Objetivo(s)

Caracterização de isolados de A. bereziniae resistente aos carbapenêmicos de pacientes internados em hospitais do Pará.

Material e Métodos

Estes isolados fazem parte da coleção microbiológica da Seção de Bacteriologia e Micologia do Instituto Evandro Chagas, recebidos na rotina de vigilância laboratorial da resistência antimicrobiana, de 2020 a 2021. A identificação foi realizada por sequenciamento do gene rpoB e o perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos pelo método de disco difusão, interpretado pelo critério do CLSI, 2022. Foi realizada pesquisa de genes de carbapenemases (OXA-23, OXA-24, OXA-51, OXA-58, OXA-143, OXA-48, IMP, VIM, NDM e KPC), por reação em cadeia mediada pela polimerase (PCR), visualizados em eletroforese em gel de agarose.

Resultados e Conclusão

Resultados: Foram identificados quatro isolados da espécie A. bereziniae de pacientes com infecção da corrente sanguínea (ICS) internados em Unidade de terapia intensiva (n=1) e em clínica hematológica (n=3) de dois hospitais na cidade de Belém. Os quatro isolados apresentaram altas taxas de resistência aos antimicrobianos e foram classificados como MDR, com 100% de resistência à imipenem, meropenem, ampicilina-sulbactam, cefepima, ceftriaxona e ticarcilina-ácido clavulânico; três (75%) resistentes também à amicacina, gentamicina, ciprofloxacina e tobramicina e dois (50%) à tetraciclina e trimetoprim-sulfametoxazol. A investigação dos genes de resistência revelou a presença do gene blaNDM, codificante da enzima New Delhi metallo β-lactamase (NDM) em 100% (n=4) dos isolados e 75% (n=3) apresentaram também o gene blaOXA-23. Sendo esta a primeira descrição a nível mundial da coprodução de carbapenemases dos tipos NDM e OXA-23 em A. bereziniae, revelando seu potencial para acumular determinantes de resistência. Conclusão: O estudo relata casos de infecção de corrente sanguínea por A. bereziniae MDR e a primeira coprodução de NDM e OXA-23 nesta espécie, enfatizando seu potencial como agente de IRAS e em adquirir determinantes de resistência. Vale ressaltar a importância das ferramentas moleculares para identificação acurada do gênero Acinetobacter, ampliando o conhecimento epidemiológico dessas espécies emergentes.

Palavras-chave

Acinetobacter bereziniae. Resistência. IRAS.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Autores

ANA PAULA SILVA RABELO, AMÁLIA RAIANA FONSECA LOBATO, THALYTA BRAGA CAZUZA, LÍVIA MARIA GUIMARÃES DUTRA, MICHELLE SIMONE FERREIRA RIBEIRO, RAFAEL RIBEIRO BARATA, MARCOS VINÍCIOS HINO MELO, DANIELLE MURICI BRASILIENSE