57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA MENINGITE VIRAL NO PARÁ ENTRE OS ANOS DE 2019 E 2021

Introdução

A meningite viral é uma doença inflamatória e infecciosa viral, comumente associada aos Picornaviridae, Herpesviridae e Flaviviridae. Apresenta, em geral, uma evolução benigna, baixa letalidade e menor risco de sequelas.Os sinais e sintomas são semelhantes aos de origem bacteriana, sendo a diferenciação feita pela análise do LCR. Como ocorrem em surtos, a análise epidemiológica é de suma importância.

Objetivo(s)

Este estudo teve como objetivo avaliar o perfil epidemiológico da meningite viral no Pará entre os anos de 2019 e 2021.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, de série temporal e abordagem quantitativa, realizado por meio de um levantamento epidemiológico sobre a meningite viral no Pará, na base de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), disponibilizado pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), no período de janeiro/2019 a dezembro/2021, na faixa etária de 0-79 anos e do sexo masculino e feminino. Foram utilizadas apenas as variáveis de interesse deste estudo.

Resultados e Conclusão

Entre o período de janeiro de 2019 a dezembro de 2021 houve um total de 204 casos notificados relacionados à meningite viral, os quais apresentaram um pico de incidência em 2019, representando 49%. Entre as microrregiões de notificação, o agravo se apresentou de forma mais expressiva em Belém-PA compreendendo mais da metade dos casos notificados em 2019 (60%) e quando somado aos outros anos (57,35%). Entre esses casos, a enfermidade ocorreu em maior número nos paciente do sexo masculino (55,39%) no mesmo período, principalmente na faixa etária de 20 a 39 anos (37,25%). Logo, a região de Belém é a principal acometida do Pará, provavelmente por possuir número populacional elevado e por ser o centro de referenciamento médico da região, onde, muitas vezes, é feito o diagnóstico e a notificação dos casos. Além disso, os mais afetados são homens e com faixa etária de 20 a 39 anos.A partir disso, faz se necessária realização de campanhas de conscientização e de estímulo à vacinação.

Palavras-chave

Meningite viral. Pará. Epidemiológico.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Autores

Flávia Alessandra Mendes Barbosa, Renata de Araújo Dillon, Nicole Morais Dillon, Maira Helena Farias Martins, Anne Caroline Machado Silva, Bárbara Vitória Lobato Roriz, Elias de Oliveira Barboza, Daniela Cássia Borba Lira Pereira