57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

Caracterização de Escherichia coli resistente aos carbapenêmicos e produtora de New Delhi Metallo-β-lactamase (NDM) recebidos em um Centro de Vigilância da região Amazônica brasileira (2018 – 2021).

Introdução

As Enterobacteriaceae são importantes agentes associados às infecções oportunistas, e Escherichia coli é envolvida em casos de infecções graves, tanto nosocomiais quanto comunitárias. A produção de carbapenemases do tipo New Delhi Metallo-β-lactamase (NDM) vem ganhando destaque no cenário de saúde pública, atribuído a sua rápida disseminação quando associada a patógenos clinicamente significantes.

Objetivo(s)

Caracterizar os casos de infecções/colonização por E. coli produtora de NDM recebidas na rotina de um Centro de Vigilância de resistência antimicrobiana no estado do Pará (RCVRA).

Material e Métodos

Os isolados de E. coli foram recebidos de diversos hospitais do estado do Pará na RCVRA do Instituto Evandro Chagas no período de 2018 a 2021. Foram avaliados 42 isolados de E. coli, dos quais foram excluídas as amostras com dados epidemiológicos incompletos ou oriundas do mesmo paciente, resultando em 32 isolados analisados. Todos apresentaram resistência aos carbapenêmicos e foram oriundos de pacientes internados em 11 hospitais públicos e privados. A detecção dos genes blaNDM e blaKPC foi realizada por Reação em cadeia mediada pela Polimerase (PCR), seguido de eletroforese em gel de agarose.

Resultados e Conclusão

Dos 32 casos relacionados a E. coli, o gene blaNDM foi observado em 25% (8/32) dos isolados analisados, oriundos de cinco hospitais da capital do estado. Os materiais clínicos predominantes dentre os isolados positivos foram urina e swab de vigilância (swab axilar), ambos com 37,5% (3/8), seguido de sangue (12,5%; 1/8) e secreção traqueal (12,5%; 1/8). A unidade de terapia intensiva (UTI) foi à clínica mais envolvida nestas infecções/colonizações (62,5%; 5/8), seguida da clínica médica com 25% (2/8). Foi observado que 25% (2/8) dos isolados positivos para NDM também carreavam a enzima KPC, sendo, portanto coprodutores. Este estudo relata a disseminação de NDM e KPC em E. coli em hospitais no estado do Pará, e evidencia a ascensão de casos positivos com presença simultânea dos genes blaNDM e blaKPC entre os isolados.

Palavras-chave

E. coli, NDM, KPC, coprodução, resistência antimicrobiana.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Autores

Lívia Maria Guimarães Dutra, Thalyta Braga Cazuza1, Michelle Simone Ferreira Ribeiro, Rafael Ribeiro Barata, Amália R Fonseca Lobato, Ana Paula e Silva Rabelo, Marcos Vinícios Hino de Melo, Danielle Murici Brasiliense