57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA PANDEMIA NAS INTERNAÇÕES DE URGÊNCIA PEDIÁTRICAS POR DOENÇAS DO APARELHO RESPIRATÓRIO

Introdução

O registro das doenças do aparelho respiratório foi intensamente afetado pela pandemia de COVID-19, uma vez que, por mais que essas doenças representem frequentes urgências pediátricas, a priorização do serviço foi ofertada à população vulnerável em vista da alta letalidade da doença, o que limitou o registro de outros casos respiratórios.

Objetivo(s)

Averiguar o impacto da pandemia da COVID-19 nas internações pediátricas por doenças de aparelho respiratório em crianças de até 9 anos no estado do Pará.

Material e Métodos

Estudo ecológico com utilização de dados sobre doenças do aparelho respiratório, disponibilizados no DATASUS, com comparação da queda percentual entre os períodos de 2018 a 2019 e 2020 a 2021

Resultados e Conclusão

As doenças respiratórias estão na primeira causa de internações hospitalar em regime de urgência no estado do Pará, sendo registrados 77.045 casos. Porém a pandemia trouxe a queda de quase 50% dos registros, por mais que essas doenças continuassem como a principal causa de internações. Inúmeras variáveis estão relacionadas a isso, destacando-se aqui as medidas de distanciamento social que trouxeram impactos na contaminação por doenças de alta transmissibilidade como é o caso das bronquites e bronquiolites e laringites e traqueítes, sendo as taxas de queda de, aproximadamente, 75% e 65%, respetivamente. Contudo, deve ser enfatizada a falta de especificidade das manifestações de COVID-19, adicionado a precária estrutura hospitalar e a falta de testes disponíveis para a diferenciação entre as diversas patologias. A exemplo disso, segundo o DATASUS, houve uma queda de, cerca de, 36% entre os registros de influenza (gripe) e 42% nas Pneumonias no estado dos dois pré e pós-pandemia. Concluui-se que a pandemia trouxe diminuição nos registros das principais doenças no Pará, fato que pode estar relacionada com a subnotificação, falta de estrutura e métodos de diferenciação pouco utilizados.

Palavras-chave

COVID-19; Doença Respiratória; Registro.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

Laryssa Vieira Do Nascimento, Ana Laura Guimarâes Moura, Ane Helloisa Santiago Cardoso, Leandro Lourenço Silva Monteiro, Thamyres Victoria de Almeida Santos, Dilma Costa De Oliveira Neves