57º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Dados do Trabalho


Título

O PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE CASOS CONFIRMADOS DE COVID-19 NO ESTADO DO PARÁ DE 2020 A 2022.

Introdução

A doença Covid-19 (Coronavirus Disease 2019) é uma infecção respiratória aguda causada pelo vírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global, responsável por desencadear uma pandemia, na qual impactou os hábitos de vida no cenário mundial. O SARS-CoV-2, pertence ao subgênero Sarbecovirus da família Coronaviridae e é o sétimo coronavírus conhecido a infectar seres humanos. Até o momento, não foi definido o reservatório silvestre do SARS-CoV-2. O vírus pode ser transmitido por meio de gotículas, como pela tosse, espirro, gotículas respiratórias contendo o patógeno, ou por contato, como toque nos olhos, boca ou nariz diante da mão e objetos infectados. Além disso, é transmitida por aerossol, quando há partículas respiratórias menores contendo o vírus e que podem permanecer suspensas no ar, e serem levadas por distâncias maiores que 1 metro e por períodos mais longos. O período de incubação é estimado entre 1 a 14 dias, com mediana de 5 a 6 dias. O conhecimento acerca do Covid-19 ainda está sendo atualizado continuamente, haja vista que nem todas as respostas acerca da transmissão e imunidade do vírus foram evidenciadas.

Objetivo(s)

O trabalho tem como objetivo analisar os casos confirmados de Covid-19 no estado do Pará no período de 2020 a 2022.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico observacional retrospectivo, quantitativo e observacional. O perfil epidemiológico de casos confirmados de covid 19 no Estado do Pará de 2020 a 2022 foi obtido por análise de dados da plataforma Coronavírus Brasil, e a variável utilizada foi: região norte e estado do Pará.

Resultados e Conclusão

Os resultados evidenciaram 770.569 casos confirmados de covid-19 no Pará, dentre eles 18.313 óbitos, evidenciando uma mortalidade de 213 a cada 100 mil habitantes. Dados mostram incidência de 8.957,1 a cada 100 mil habitantes. O período de maior incidência dos casos foi entre janeiro a abril de 2022, totalizando 6650 casos. Durante abril a julho de 2020 houve o maior número de óbitos, atingindo um pico no gráfico de 95,71 mortes. Assim, 770.569 habitantes foram atingidos de maneira notificada, não levando em consideração os casos de reincidência. É necessário, então, o mantimento das práticas de cuidado com a higiene pessoal, uso de equipamentos de proteção individual, distanciamento social e vacinação em massa da população para conter a disseminação do vírus SARS-CoV-2 no Estado do Pará.

Palavras-chave

Corona vírus; COVID-19.

Área

Eixo 09 | COVID-19

Autores

GABRIELA SOUZA IMBIRIBA, GUILHERME IMBIRIBA LISBOA NETO, MARCELLA ABREU DA COSTA , ALÍCIA SALOMÃO CHADA, LAURIANA MARQUES CORRÊA, ALICE PEREIRA MONTE, MÁRIO NEY SOUZA DE FIGUEIRA NETO, GUSTAVO LIMA IMBIRIBA